Conquista: Vereador quer o tombamento de casarões centenários da cidade

iben conquista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Preservar casas e casarões centenários da cidade é manter viva a nossa história para que gerações futuras tenham a possibilidade de conhecer, in loco, o patrimônio histórico e cultural de Vitória da Conquista”.

É com essa afirmação que o vereador Álvaro Pithon (DEM) demonstra a importância do poder público municipal em realizar o tombamento de casarões centenários que ainda existem em Vitória da Conquista. Além do “Sobrado do Nestor”, no bairro Alto Maron, o vice-líder da oposição, solicitou que o prefeito realize o tombamento de outros casarões históricos que marcaram o século XX em Conquista.

Álvaro Pithon cita como exemplo o “Museu Padre Palmeira”, no bairro Petrópolis, o Solar dos Fonsecas, atual Casa da Cultura, bem como a Antiga Biblioteca Sá Nunes, atual Casa da Terceira Idade, e a casa que nasceu o cineasta Glauber Rocha, na Rua 2 de julho.

Ainda de acordo com Álvaro Pithon, nos próximos dias será solicitada uma audiência com o prefeito municipal e com o secretário de Cultura para debater o tema. “Mesmo havendo uma lei que trata do assunto, sancionada em 1993, nenhuma movimentação tem sido realizada pelo poder público no intuito de preservar a história de Vitória da Conquista”, finalizou o vereador.



Cultura, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)