Mudanças bruscas de temperatura em Conquista ocorrem por causa de um fenômeno atípico

unit

Segundo Rosalvi Lucas, professor e climatologista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), isso ocorre por causa de um fenômeno que atingiu a região Nordeste. “ Entre dezembro e janeiro teve o predomínio do aquecimento no Nordeste, e ela impedia a entrada de chuva, principalmente na região semiáriada, da qual nós fazemos parte. Todas as chuvas que deveriam cair vão vir, agora. Tudo vai vir acumulado e acumulado", disse.
Segundo Rosalvi Lucas, professor e climatologista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), isso ocorre por causa de um fenômeno que atingiu a região Nordeste. “ Entre dezembro e janeiro teve o predomínio do aquecimento no Nordeste, e ela impedia a entrada de chuva, principalmente na região semiáriada, da qual nós fazemos parte. Todas as chuvas que deveriam cair vão vir, agora. Tudo vai vir acumulado e acumulado”, disse.

Além do ser polo educacional, ter um comércio pulsante e ser considerada capital do sudoeste baiano, Vitória da Conquista também é conhecida a “terra do frio”. A cidade tem um clima tropical, amenizado pela relativa altitude do lugar, e é um dos municípios que registram as temperaturas mais amenas no estado da Bahia.

Mas, ultimamente, também é conhecida pela cidade das mudanças bruscas de temperatura. Quem nunca saiu de casa, logo cedo, vendo o tempo totalmente fechado, pegou um casaco e logo depois teve que tirá-lo porque o tempo abriu?! Quase ninguém. Mas, essas mudanças têm sido mais constantes neste começo de ano. Para alguns, isso seria um final da mudança de estação: sai verão, entra outono. Mas, segundo Rosalvi Lucas, professor e climatologista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), isso ocorre por causa de um fenômeno que atingiu a região Nordeste. “ Entre dezembro e janeiro teve o predomínio do aquecimento no Nordeste, e ela impedia a entrada de chuva, principalmente na região semiáriada, da qual nós fazemos parte. Todas as chuvas que deveriam cair vão vir, agora. Tudo vai vir acumulado e acumulado.”

Ainda de acordo com Rosalvi, isso não acontece anualmente. “Não é comum, tanto que em janeiro de 108 milímetros (média), choveu sete milímetros. Já em fevereiro, de 66 (média de milímetros de chuva) só choveu 101”, afirma. Ainda de acordo com o professor, o fenômeno ocorrerá somente na próxima década.

Ainda é importante que todos fiquem atentos aos cuidados com a saúde diante dessas modificações climáticas. As mudanças bruscas de temperatura fora do período convencional podem provocar problemas de saúde em crianças e adultos, então é bom tomar cuidado.



Vitória da Conquista

Comentário(s)