Quer praticar alguma atividade física? Conheça opções que vão além da musculação em Conquista!

iben conquista

Jaldo

Termina o período do Carnaval e muitos alunos somem das academias. Essa é uma cena comum não só em Vitória da Conquista. A ideia de ficar “em forma” para o Carnaval faz com que muitos se dediquem muito no período pré-carnavalesco e não mantenha o mesmo ritmo de atividades.

Mas, a atividade física, seja ela qual for, é uma grande ferramenta para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida. Para quem não quer fazer a sua atividade física ao ar livre, a opção mesmo são as academias da cidade, e muitas delas oferecem uma série de opções. Em quase todas elas, o que domina é mesmo a musculação, principalmente entre os homens.

Segundo Jaldo Mendes, proprietário da academia Ativa Fitness, a maioria dos novos alunos já procuram o local pensando na melhora estética.

“Geralmente é isso que acontece, então o pessoal vem aqui e procura melhorar o corpo, ficar em forma. Mas a gente já explica sobre os benefícios da atividade física, que vão além da melhora física, e também já ressaltamos que o esforço na academia funcione é preciso que haja uma boa alimentação, uma alimentação saudável, isso vai ajudar naquele ganho de massa tão esperado”.

Há outras alternativas também para o ganho de massa muscular, como o treino funcional ou circuito funcional. O treinamento funcional é composto de movimentos que integram todos os grupos musculares e não trabalhem apenas músculos isolados. São exercícios sempre diferentes, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc, além do estilo de vida de cada pessoa no dia a dia e suas limitações. Segundo  Vilson Almeira, instrutor da academia, as mulheres são as que optam mais pelas atividades físicas alternativas: “Hoje, nós estamos com 15 mulheres e apenas um homem fazendo esta aula. E é assim nos outros dias. Os homens não aguentam esse treino, as mulheres pegam muito mais pesado aqui do que muitos homens”.

Ainda de acordo com Almeida, ” o circuito melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações”.

Mas se você se intimidou com o circuito, calma, pois ainda há outra opção bem conhecida, mas muito eficiente para o condicionamento físico e, para alguns, muito prazerosa: a natação. De acordo com Hegle de Assis, professora de natação, a principal característica dessa atividade física é a melhoria na resistência cardiorrespiratória. “Além disso, ela – a natação – trabalha a resistência, flexibilidade e força do corpo”, completa Assis.

E quanto antes começar na natação, melhor. Segundo a professora, crianças a partir dos seis meses já podem começar com as aulas de natação. São inúmeros os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.



Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)