Indicados ao Oscar 2015: Boyhood- Da Infância à Juventude

iben conquista

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

infancia

Esse filme levou 12 anos para ficar pronto, o foco principal desse drama  é o personagem Manson, e do próprio ator que o interpreta, que vai da sua infância aos seis anos de idade  ,à sua juventude aos dezoito anos quando ele vai pra faculdade, assim como seu subtítulo descreve . Mesmo tendo um período tão longo para ficar pronto , curiosamente ele levou 45 dias para ser finalizado o diretor Richard Linklater filmou menos de uma semana por ano, pode até se achar que isso não passa de um dispositivo, de uma estratégia para vender o filme, mas ver os atores envelhecendo naturalmente é uma experiência muito interessante.

Richard Linklater que antes dirigiu a trilogia do´´Antes´´ (Antes do Amanhecer, Antes do Por Do Sol, e Antes da meia Noite), ele gosta muito de mostrar em seus filmes o lado humano e chega com este aqui o ponto mais alto de sua carreira. A paciência e a ambição desse diretor , permitem ao espectador uma visão única e muito ponderada  da formação de uma personalidade como dentro e fora da tela . Um exemplo muito claro do que acabei de descrever é o personagem da Patricia Arquette , no inicio do filme ela é uma mãe divorciada , não tem dinheiro é muito jovem e a cada lapso de tempo ela evolui cada vez ais , se torna mais dinâmica senhora do seu destino, volta a estudar, torna-se uma professora de respeito, ela está muito bem , você ver  de forma primorosa a sua mudança de personalidade  você percebe de maneira natural  a carga de experiência de vida se acumulando da personagem , ela esta  uma camaleoa aqui , é a favorita ao Oscar de atriz coadjuvante e merece de verdade ser a vencedora  .

Boyhood – Da Infância a juventude, é um filme sobre a vidae como a vida é feita de uma serie de momentos mundanos, triviais não possui um foco principal   , o roteiro não tem um foco narrativo como base , isso que pra muitos foi um grande êxito desse filme pra mim é um defeito , não consegui tem empatia com seu protagonista , já com a mãe dele sim essa ideia  que ao mesmo tempo é inovadora acaba se tornando muito chata é a história de um cotidiano, o filme retrata  acontecimentos do  dia a dia é como uma novela de Manoel Carlos retrata a vida rotineira através da cabeça do Manson sobre o que ele ver ,  e  o que  pensa da vida.

O roteiro não segue como um roteiro clássico de cinema, não possui um conflito chave que pode surgir um ploit point de virada de história, tem alguns conflitos, mas que não são a base da história. Como o filme foi filmado no crescimento do garoto os conflitos gerados não deixam de ser os conflitos do próprio tempo, é interessante o uso de elementos atuais, que comprova de forma verossímil seu período de filmagens as características físicas e psicológicas dos personagens é o que conecta esta estrutura com o espectador.

Boyhood é um filme feito para americanos, a realidade retratada é a realidade do americano moderno, vai ver que foi esse o fato de cai nas graças do seu publico natal, espero que ele não seja consagrado com o Oscar de melhor filme, ao meu ver ele é muito superestimado . é um filme sobre a vida mas que não tem nada demais , fora que é muito longo é uma obra original ,inovadora  mas ao mesmo tempo muito chata que não tem nada de extraordinário  , é o tipo de filme que é legal de se comentar quando você não esta assistindo , porque assistindo torna-se monótono e cansativo .



Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)