Prefeito Guilherme e vereadores Ademir e Cori apresentam demandas de Conquista ao senador Walter Pinheiro

demansd

A necessidade de ampliação do sinal de telefonia móvel e banda larga na região, principalmente na zona rural, além da implantação de uma ciclovia e de quadras poliesportivas foram demandas apresentadas pelo prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, ao senador Walter Pinheiro (PT), na manhã desta segunda-feira (09). Também participaram do encontro os vereadores Coriolano Moraes (PT) e Ademir Abreu (PT), além de representantes da TV Novo Tempo, o presidente do PT de Conquista, Rudival Maturano, também coordenador municipal da juventude e a assessora parlamentar do vereador Ademir, Karine Borges.

Pinheiro explicou que vai buscar celeridade na apreciação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 293/2012, que trata da Lei Geral das Antenas, como forma de ampliar a cobertura na região. “Este é um projeto que vai na direção de acelerar e ampliar a cobertura de telefonia móvel e banda larga em todo o Brasil, inclusive com o compartilhamento de infraestrutura por parte das operadoras”, destacou. O projeto, cujo relator é o senador Pinheiro, já foi aprovado pela Comissão Ciência e Tecnologia (CCT) e pode ser votado no plenário nas próximas sessões.

Pinheiro lembrou ainda que Vitória da Conquista faz parte do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O programa consiste na implantação de uma rede de fibras ópticas para conectar à internet os órgãos públicos municipais e os espaços de acesso gratuito para a população.

Um dos benefícios do programa citado pelo senador foi o uso da tecnologia para a chamada telemedicina, que pode ser aplicada, por exemplo, no hospital Esaú de Matos, que atende a 105 municípios da região, inclusive do norte do Estado de Minas Gerais. “A conexão à internet será usada para transmitir exames de saúde dos pacientes atendidos que vêm de outras cidades, o que evita o deslocamento para retirada de resultados”, diz Pinheiro.

Na reunião, os representantes da TV Novo Tempo pediram o apoio do senador para tentar agilizar, junto ao Ministério das Comunicações, a autorização para execução do serviço de retransmissão de televisão, em caráter secundário. O prefeito Menezes também solicitou o apoio de Pinheiro para garantir celeridade na definição do canal que a TV Cidadania será veiculada no município.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)