Eventos religiosos aquecem a economia de Vitória da Conquista

colegio opcao

A cantora Alien Barros vai estar em Conquista no dia 06 de dezembro
A cantora Alien Barros vai estar em Conquista no dia 06 de dezembro

Por Aline Luz – Plano A

A fé e a religiosidade são alguns dos traços mais marcantes na cultura do povo brasileiro e, em todo o país, diversas romarias, procissões e festas litúrgicas reúnem milhares de fiéis em homenagens aos santos de devoção. Dados do Ministério do Turismo mostram que o turismo religioso chega a movimentar mais de 15 milhões de pessoas por ano, no Brasil. Ainda conforme o Ministério do Turismo, as manifestações religiosas movimentam cerca de R$ 8 bilhões por ano, em todo o país. E a estimativa é que aproximadamente oito milhões de pessoas viagem para fazer turismo religioso no Brasil.

Na Bahia, o segmento, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo, movimenta aproximadamente 1,5 milhão de visitantes, atraídos por eventos como a romaria de Bom Jesus da Lapa, festa da Boa Morte e celebrações em homenagem a Irmã Dulce.

Em Vitória da Conquista, os eventos religiosos também movimentam a cidade e já viraram tradição no calendário do município. A Festa da padroeira de Conquista, a Marcha para Jesus e a Semana Espírita são apenas alguns exemplos que mais lembrados e que atraem milhares de pessoas.

Apesar de serem eventos religiosos, todos os setores do município são beneficiados com a vinda dos visitantes: o comércio, a economia local, o setor hoteleiro, o comércio informal, a parte cultural e turística do município, dentre outros.

Geralmente comemorada sempre no segundo domingo do mês de agosto, a festa de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, tem a sua data máxima no dia 15 de agosto, feriado municipal, e acontece na paróquia que leva o mesmo nome, que fica localizada na Catedral Metropolitana, no centro da cidade com uma grande procissão de fiéis.

Outro evento que movimenta Conquista acontece no dia 9 de novembro, em comemoração ao aniversário da cidade.  Para celebrar a data, milhares de evangélicos realizaram a tradicional Marcha para Jesus. A atividade, normalmente, marca o último dia da Semana Cultura Evangélica, que é organizada pela Associação Evangélica Conquistense/Assecon e, desde 2004, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

A Semana Espírita de Vitória Conquista é considerada uma das mais tradicionais do país. Em 2014, o evento recebeu diariamente, uma média entre 1.500 e 2.200 pessoas, atraindo visitantes de cerca de cem cidades, de 17 estados brasileiros e até de outros países.

Realizada desde 1954, O evento foi ganhando dimensões tão amplas que necessitou da construção de um espaço para acomodar o número de participantes.Com a dificuldade de ambiente adequado ao longo dos anos, a União Espírita de Vitória da Conquista começou a pensar num projeto de construção de um espaço próprio, que atendesse às suas necessidades de divulgação da Doutrina Espírita e também às necessidades dacomunidade conquistense, para a realização de atividades acadêmicas, congressos diversos, etc.

Em 2008 o projeto foi idealizado pelos engenheiros Cleber Flores e Edvaldo Beline, diretores da UEVC, e no final de 2009 começou a sermaterializado visando já à realização da Semana Espírita de 2010. No dia 5 de setembro daquele ano, na abertura da 57ª Semana Espírita, o Centro de Convenções Divaldo Franco foi pré-inaugurado, recebendo um público de duas mil pessoas, incluindo caravanas de 104 cidades de quatorze estados brasileiros. Hoje, abriga diversos eventos e atividades acadêmicas.



Cultura, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)