Câmara celebra 20 anos de Filhas de Jó em Conquista

tex encomendas

audiencia_filhasdejo21_Out_1450
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Na noite desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para comemorar o aniversário de 20 anos de fundação do Bethel Conquistense nº 002, da Ordem Internacional das Filhas de Jó. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PROS). Participaram da audiência pública representantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, representantes da Ordem Demolay e autoridades maçônicas. As Filhas de Jó compõem uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino que têm entre 10 e 20 anos.

Autor da audiência pública, o vereador Arlindo Rebouças falou sobre a importância da comemoração. “Para esta Casa é um prazer imenso tê-los aqui pelo segundo ano, divulgando o trabalho maravilhoso que a Maçonaria faz com os jovens, integrando-os à sociedade, que tem enfrentando diversos problemas”.

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

A Honorável Rainha Bianca Cardoso explicou a história e os objetivos da Ordem, contando que a Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó: sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar. Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa “local sagrado”, onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska, e desde então, se multiplicaram pelo mundo. 

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

O membro do Conselho Guardião, Társis Valentim Pinchemel, destacou a importância dos valores ensinados pela Ordem para a sociedade atual, em que as mulheres têm grande representatividade em todos os setores. “Temos que sair daqui com a ideia fixa de que a Ordem Das Filhas de Jó está comemorando 94 anos no Brasil e que a Câmara está nos dando espaço para fazer essa homenagem. No entanto, o que faz das Filhas de Jó algo especial é que temos um ritual que traz ensinamentos imutáveis, com as meninas praticando e utilizando em todas as situações ensinamentos baseados em honra, liderança e autoestima”. 

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

O Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Clarindo Lacerda, elogiou o vereador Arlindo Rebouças pela iniciativa da audiência e parabenizou as Filhas de Jó pelo aniversário de 20 anos. “É sempre bom estar nesta Casa para participar de eventos, e hoje de uma forma especial é uma alegria poder homenagear as nossas sobrinhas, pois tenho muito carinho e admiração pelas Filhas de Jó e pelo DeMolay. É muito importante ver que a Câmara reconhece o trabalho social que o nosso Bethel efetua perante a nossa sociedade conquistense”. 

O guardião Associado do Bethel Conquistense, José Pinheiro Soares, agradeceu a oportunidade de participar da audiência e manifestou alegria pela comemoração.  “Para mim é uma alegria muito grande estar aqui comemorando o Dia Internacional das Filhas de Jó, agradeço por poder fazer parte deste momento”. 

Durante a audiência pública, a Ordem Internacional das Filhas de Jó homenageou umas das idealizadoras e fundadoras da Associação Conquistense para a Integração do Deficiente/ACIDE, professora Marivalda Dias Souza.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó também homenageou um dos fundadores do Bethel Conquistense das Filhas de Jó, o maçom Itamar Assis Santos, que foi representado pelo Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Clarindo Lacerda. 



Cultura, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)