Conquista: Instituto Oficina da Cidadania promove a I Jornada Cultural

vestibular fainor

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Oficina da Cidadania (IOC) promoveu a I Jornada Cultural para os alunos do Programa Trilha, um dos projetos desenvolvido pelo Instituto. O evento foi realizado no Country Clube Primavera, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estada da Bahia (Fetag) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e faz parte das atividades em comemoração aos 10 anos do IOC.

Segundo Pablo Rocha, presidente do IOC, um dos objetivos da jornada é mostrar as ações desenvolvidas pelo Instituto ao longo de sua existência. “A gente vem durante todos esses anos buscando despertar a cidadania de jovens e adultos, tanto no campo como na cidade, para que mais jovens possam ser qualificados e inseridos no mercado de trabalho”, afirma.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Participaram da Jornada aproximadamente 150 jovens de Vitória da Conquista e do distrito de São Sebastião, que estão inseridos nos cursos de Introdução ao vídeo e Comunicação Cultural, Técnicas em vendas com noções básicas em inglês, Operador de caixa, Reparador e montador de computadores e Cabelereiro, manicure e maquiagem.

A Jornada possibilitou que os alunos dos cursos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula através da exposição de estandes. Carine Lopes Lima (16), aluna do curso de Técnicas de Vendas, diz que com as técnicas aprendidas durante as aulas foi possível simular operações de caixa em um mercado fictício, montado para ser exposto durante o evento.

Tamires Brito, aluna do curso de cabelereira, manicure e maquiagem, mostrou suas habilidades no estande, que ela já põe em prática em seu cotidiano. Com a qualificação alcançada no curso ela diz se sentir mais confiante para trabalhar em seu salão de beleza no distrito de São Sebastião. “Toda vez que minhas clientes chegam tenho algo novo para elas”, ressalta. Para Jecinilda, professora do curso de cabeleireiro, o progresso dos seus alunos é a sua maior satisfação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E por saber da importância do Instituto para a qualificação de profissionais como Tamires, que a Fetag apoia o IOC desde a sua criação: “Nós apoiamos desde o início, pois observamos a necessidade de existir uma entidade que pudesse dar uma assistência melhor, tanto para jovens como adultos, que buscam mais oportunidade, tanto na educação quanto na qualificação profissional”, diz Nildma Ribeiro, Assessora Regional da Fetag.

Segundo Alessandra Falcão, Coordenadora de Cursos e Projetos do IOC, cerca de 15 municípios baianos são beneficiados com os cursos oferecidos pelos Instituto, qualificando uma media de 480 jovens e adultos em cursos como de corte e costura, plenária, eletricista, carpinteiro entre outros.

Durante a Jornada os alunos também testaram resistência física e raciocínio lógico durante a realização da gincana cultural e puderam desfrutar do estande de saúde que ofereceu serviços como aferição de pressão, teste de diabetes e de acordo com Paty Luz, Coordenadora do Centro Universitário de Atenção a Saúde, o acompanhamento vai além. “Hoje nós estamos aqui à disposição do evento para desenvolver ações de saúde e os casos que a gente achar de relevância a gente encaminha para o Ceuas da Uesb. Então, nosso atendimento, aqui hoje, se estende até o Ceuas”.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)