Orquestra Conquista Sinfônica encanta o público durante apresentação

unopar ead

O evento reuniu autoridades públicas e personagens do meio artístico regional - See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/orquestra-conquista-sinfonica-encanta-o-publico-durante-apresentacao/#sthash.732l3ngX.dpuf
O evento reuniu autoridades públicas e personagens do meio artístico regional. Foto: Secom – PMVC

Diante das primeiras instruções do regente, o som. Aos olhos do público, movimentos hábeis sobre instrumentos de corda e sopro, dando vida à melodia. Foi assim que a Orquestra Conquista Sinfônica realizou a sua primeira apresentação oficial na tarde desse sábado, 13, no Centro de Convivência do Idoso. Com um repertório que trouxe para o sertão baiano notas de artistas de renome mundial, como Strauss e Listz, o evento reuniu autoridades públicas e personagens do meio artístico regional. O músico Elomar Figueira Mello e o poeta Carlos Jeová foram alguns dos nomes que estiveram presentes na apresentação.

A Orquestra Conquista Sinfônica é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O projeto foi contemplado pelo Edital do Programa de Cultura do Banco do Nordeste e pretende formar uma orquestra jovem, bem como ministrar aulas de música para crianças e adolescentes vinculados à Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a emoção proporcionada pela apresentação Foto: Secom - PMVC
O prefeito Guilherme Menezes destacou a emoção proporcionada pela apresentação Foto: Secom – PMVC

O prefeito Guilherme Menezes, que prestigiou a apresentação do início ao fim, destacou que essa é mais uma iniciativa da Administração Municipal que atua no sentido de levar emancipação sociocultural aos jovens conquistenses. “A Orquestra mostrou hoje um resultado que emocionou a todos nós. Queremos que, além dos músicos que já fazem parte dela, os alunos que integram a Rede de Atenção, as pastorais, o projeto Conquista Criança e todos esses programas participem, porque muito deles, com certeza, guardam potencial para a música”, revelou o prefeito.

Característica também ressaltada pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Segundo ele, a expectativa é que a música venha a atuar como um agente transformador da realidade dos jovens, promovendo a inclusão social. “Por meio da música, que é o alimento da alma, e trabalhando o lúdico, a gente consegue sensibilizar essas crianças a terem uma vida melhor, com mais qualidade”, destacou o secretário.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)