Pintinhos comercializados em praça pública são apreendidos em Barra do Choça

parque logistico

pintinhos

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu um caminhão que comercializava pinto, com cerca de um dia de vida, em praça pública, no município de Barra do Choça. A carga com 27 mil pintos foi apreendida na última terça-feira (27), devido a ausência de documentação sanitária e inconformidades na Guia de Trânsito Animal (GTA), vencida e com rasuras.

Segundo auxiliar de fiscalização da Adab em Barra do Choça, que acompanhou a apreensão, Oliviana de Oliveira, explicou que a GTA, considerada de origem duvidosa, tinha como origem o município de Urussanga, no estado de Santa Catarina, com destino a Salvador. “A finalidade da venda das aves era para a reprodução, no valor de R$2.50 cada”, completou a técnica em agropecuária e licenciada em biologia.

O coordenador regional da Adab de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, informou que a Adab está sempre em alerta para coibir o transporte irregular de animais, sem documentação sanitária e transitando sem GTA. “A guia de trânsito é um documento de rastreabilidade que contem informações sobre a sanidade da propriedade de origem, sua finalidade e destino. O controle do trânsito agropecuário é uma ferramenta fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado, minimizando o risco de  introdução ou reintrodução de doenças na Bahia”, disse o coordenador.

O condutor do veículo foi autuado e os pintos retornaram ao estado de origem, sendo escoltados no caminhão até a divisa de Bahia com Minas Gerais e entregues ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para prosseguirem viagem até a cidade de origem.



Sudoeste

Comentário(s)