Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto defende implantação de VLT para melhorar mobilidade urbana

por José Maria Caires – Conquista Pode Voar Mais Alto, do Blog Balanço do Dia

Conquista-geral

Recentemente presenciei uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, para discutir a revitalização do Centro Comercial da cidade. Foram muitas sugestões, todas importantes e necessárias, como a melhoria dos passeios, a acessibilidades para os portadores de necessidades especiais, a modernização das lojas, novos estacionamentos, dentre outras.

Tive a oportunidade de participar da discussão utilizando a tribuna, e fui enfático no meu pronunciamento: não podemos avançar na cobrança dos governantes e na alocação de recursos para a revitalização, se não elaborarmos imediatamente um projeto executivo, no qual possamos levantar custos e cronograma de obra, mas que seja também exaustivamente discutido com os empresários do Centro Comercial de Vitória da Conquista. É importante ainda consultar os usuários do comércio central da cidade, elencando as dificuldades e sugestões apresentadas por eles.

A minha experiência acumulada no Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, me credencia a externar que o primeiro passo é a mobilização dos representantes dos mais  diversos segmentos da sociedade organizada.

Além do Shopping Popular e da Zona Azul, são necessárias várias outras intervenções e alguns incentivos aos comerciantes da zona central da cidade.

Estimular a construção de edifícios garagens, por exemplo, poderá facilitar muito a captação de consumidores para a área em estudo.

É preciso pensar imediatamente numa forma de melhorar a mobilidade. A instalação de um sistema de transporte que utilize os – Veículos Leves Sobre Trilhos – VLTs – tem que ser pensada já. Ninguém quer falar sobre esse tema por motivos óbvios. Na campanha eleitoral de 2012 essa possibilidade foi objeto de discussão entre os candidatos. Os prós e contras do VLT em nossa cidade fizeram com que esse assunto fosse esquecido, tanto pelos que defendem como pelos que consideram inviável a sua implantação.

O momento de pensar nesse modal é agora, pois em breve teremos 400, 500, 600 mil habitantes e quando chegarmos ao dobro da população atual, ficará mais difícil implantá-lo.

Claro que não defendo a implantação imediata, mas o planejamento urbano de Conquista. Doravante temos que planejar ainda que trajetos fará o transporte de massa que liga URBIS VI ao Centro, Miro Cairo à UESB, Guarani à Rodoviária…

Precisamos planejar para que Conquista possa Voar Mais Alto, mesmo que daqui a 20 anos.