Preocupação na região: Moradores de 5 municípios abastecidos pela Barragem do Zabumbão estão com medo de ficar sem água

A população e lideranças políticas de cinco municípios da região: Paramirim, Botuporã, Tanque Novo, Caturama e Érico Cardoso, que são abastecidas por meio de adutoras da Barragem do Zabumbão está com receio de um possível desabastecimento de água, por isso estão mobilizadas em movimentos e protestos.

É que o Governo do Estado está com um projeto, em andamento, para ampliar o fornecimento de água para outros cinco municípios, também por meio da Barragem do Zabumbão, mas a população acredita que com a seca dos últimos anos, essa ampliação além de não ser viável, tem risco de desabastecer a cidades que o sistema já atende atualmente.

Essa situação foi mostrada em reportagem exibida pela TV Sudoeste. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) disse que está em negociação com o Governo da Bahia para administrar as atividades de operação, manutenção e gestão da Barragem do Zabumbão.

Já o Governo do Estado disse por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, que essas obras são importantes justamente para ampliar o abastecimento de água e garantir segurança hídrica do Vale do Paramirim.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)