Conquista: Inscrições para processo seletivo do Conservatório de Música esgotam-se em tempo recorde

Sucesso absoluto! Em menos de 24 horas, todas as vagas para o processo seletivo de novos alunos do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista foram preenchidas. As inscrições tiveram início na manhã desta quinta-feira (2).

Neste ano de 2020, o Conservatório está disponibilizando, de forma gratuita, o total de 233 vagas nos cursos, divididas por instrumentos: 88 vagas para o curso de violão popular, 60 para violão clássico e 16 para violão caipira, além de 20 vagas para o curso de piano, 31 para teclado, 10 para saxofone e oito para flauta.

699 pessoas preencheram os formulários de inscrição para participação no processo seletivo que vai acontecer entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com distribuição de senhas às 8h, 14h e 18h, por ordem de chegada. Os candidatos deverão passar por uma Banca Examinadora, composta pelo professor do instrumento escolhido no momento da inscrição, para realizar a avaliação de performance que terá como base a coordenação motora e percepção rítmica. Após feitas as entrevistas e os testes práticos, os aprovados serão convocados para efetuar a matrícula na secretaria do Conservatório Municipal, apresentando os documentos solicitados no regulamento.

O resultado da seleção será divulgado nos dias 17 e 18 de fevereiro, período em que também deverão ser realizadas as matrículas dos novos alunos. Cada aluno terá direito a duas aulas semanais, sendo uma prática e outra teórica, com duração de uma hora aula.

Todas as informações estão disponíveis no regulamento.

A grande procura pelos cursos do Conservatório é a demonstração da credibilidade que a instituição tem em Vitória da Conquista. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o Conservatório está localizado no Centro Cultural Glauber Rocha – Zona Oeste da cidade, em um espaço amplo, confortável e acessível para os músicos se dedicarem à arte. Segundo o secretário Adriano Gama, o local é o que melhor representa a categoria musical em Vitória da Conquista. “É uma escola cujo legado está na formação de grandes músicos da cidade, que são reconhecidos pelo mundo afora”, ressalta.

O coordenador do Conservatório Municipal, Daniel Novaes, relata que, atualmente, são 320 alunos matriculados nos três turnos, com aulas que acontecem em dois dias da semana. “O número de vagas é extenso, porém limitado. Fazemos a seleção de acordo com a aptidão artística do candidato e selecionamos aqueles que realmente demonstrem vontade de aprender e se dedicar à música. O requisito não é ser profissional, mas ter a sensibilidade artística, independente de idade ou classe social”, explica.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)