Prefeitura de Conquista promove campanha de combate ao trabalho infantil

Fotos: Secom – PMVC

Informar e sensibilizar a sociedade sobre o trabalho infantil e suas consequências. Esse é o objetivo da campanha “Não Proteger a Infância é Condenar o Futuro”, lançada pela Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Durante o lançamento da campanha, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, ressaltou a importância do trabalho em parceria com as diversas instituições que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Precisamos unir forças nesta campanha, pois infelizmente o trabalho infantil é uma realidade. Precisamos continuar realizando ações, nos aproximando também das famílias e garantindo às nossas crianças um futuro melhor”, conclamou aos presentes.

A Procuradora do Trabalho, Geisekelly Marques, parabenizou todos os entes envolvidos na articulação do projeto. “Nós do Ministério Público do Trabalho atuamos repreensivamente, mas temos consciência de que o trabalho preventivo é o mais importante e estamos juntos nessa ação”. Em sua fala, a procuradora também lembrou que 93% dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no país são egressos do trabalho infantil. “Isso mostra que o trabalho infantil aproxima os adolescentes do mundo do crime”.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Joabe Oliveira, falou sobre essa e outras iniciativas na área da assistência ao público infantojuvenil. “As campanhas estão sendo bem estruturadas e bem realizadas, mas como sociedade devemos nos lembrar que os recursos públicos são finitos e que cabe também a nós, nos reinventarmos a cada dia para criar formas de combate ao trabalho infantil”.

Até o final do mês de junho serão promovidas oficinas para representantes de instituições que atuam na área de atenção à criança e ao adolescente, a exemplo do uso seguro da internet e aprimoramento do atendimento de casos de denúncias de trabalho infantil. A programação conta ainda com palestras educativas e exibição de vídeos para crianças e adolescentes e panfletagem em feiras e bares da cidade.

Confira a programação completa da campanha “Não Proteger a Infância é Condenar o Futuro”.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)