Com dez mortos na semana santa, março bate recorde de violência dos últimos anos em Conquista

Do Blog do Giorlando Lima

Marcos Vinicius, 20 anos, morto a facadas dentro de casa no bairro Patagônia.  Juraci Silva Santos, 37 anos, encontrado morto com perfurações de bala em um carro no anel viário. Diego Magalhães Santos, conhecido como Diego “Pé de Pato”, morto a tiros na Pedra, local onde são negociados carros usados. Kelly de Jesus, 34 anos, moradora do bairro Guarany, encontrada morta a tiros as imediações do Distrito Industrial. No decorrer da semana ainda aconteceriam mais quatro homicídios e dois foram baleados.

Roque Pires Souza Filho, de idade não informada, é baleado no Ibirapuera e hospitalizado em estado grave, no dia 27. Marcos Teixeira Dutra, 47 anos, ex-presidiário, é executado em casa, na Urbis V, no dia 29. Antônio Marcos Lima, 16 anos, e Anderson Souza de Oliveira, 14 anos, ambos de Caatiba, foram assassinados no bairro Nossa Senhora Aparecida, na Sexta da Paixão, 30. No mesmo dia já havia sido morto, com quatro tiros, o adolescente até agora identificado apenas como Jadson, de 16 anos, e Maicon Rodrigues Oliveira, 22 anos, que foi baleado na porta de casa, no bairro Ibirapuera, socorrido pelo SAMU 192, mas morreu no hospital no dia seguinte. Outro baleado, Gerson Almeida de Jesus, 26 anos, recebeu um tiro no braço.

No dia 29, para aumentar a lista de mortos por decorrência do tráfico de drogas, o indivíduo de prenome Charles, identificado como traficante, reagiu atirando à chegada da Polícia Militar em uma abordagem e acabou baleado e morto, no bairro Kadija. Com estes casos, todos ocorridos entre a segunda-feira, 26, e o dia 31, sábado, o mês de março passava a ser o mais violento de todos os tempos em Vitória da Conquista.

No mês de março foram registrados 26 homicídios, até o dia 31. No ano, já chegam a 55. São os piores números já registrados nos primeiros três meses do ano na história de Vitória da Conquista, recolocando o município entre os mais violentos do Brasil, com uma taxa de cerca de 16 assassinatos por 100 mil habitantes, só de 1º de janeiro a 31 de março de 2018. Para efeitos de comparação, a cidade do Rio de Janeiro, onde ocorre uma intervenção federal na segurança pública por conta da violência, a taxa foi de 22,3 homicídios por 100 mil habitantes em todo o ano de 2016 (dado mais recente disponível). Em todo o estado do Rio, até novembro de 2017, foram registrados 36,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Na balada que vai, Conquista ficará muito acima das taxas de homicídio na cidade e no estado do Rio de Janeiro.



Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)