Conquista: Ex-aluna da FAINOR vai cursar doutorado na Fiocruz

Egressa do curso de Farmácia da FAINOR acaba de ser aprovada para cursar doutorado na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Nadiele Bidu pesquisa sobre “monitorização farmacocinética para controle terapêutico” desde o mestrado, e agora vai ampliar o estudo, associando os dados com exames laboratoriais “em casos de rejeição aguda de enxerto renal para realizar ajuste de terapia e reverter o quadro de rejeição”.

A doutoranda tem planos de seguir carreira acadêmica, de preferência na área de farmacologia e toxicologia, temas que já estuda e com os quais se identifica. “Mas também quero atuar na área farmacêutica. Estive fazendo serviço voluntário no Hospital Geral de Vitória da Conquista e pude ver de perto a diferença que o farmacêutico pode fazer e o quanto ainda temos que lutar para termos uma profissão mais reconhecida e melhor”, adianta.

Desde quando entrou no curso de Farmácia, Nadiele manteve o foco na ideia de fazer mestrado e buscou oportunidades que a deixassem mais perto desse objetivo. “Fui monitora das disciplinas de Química Geral I e II por três semestres. Publiquei o artigo originado do trabalho de conclusão de curso e após a faculdade tive a oportunidade de trabalhar junto com a professora doutora Viviane Figueiredo que me deixou mais próxima e apaixonada pela docência”, conta.

Quatro meses após a formatura, Nadiele Bidu passou na seleção do mestrado. “Uma vez que você começa, não para mais. Por isso a ‘menina’ que entrou na faculdade com ideia de mestrado agora está no doutorado. Então, o curso de Farmácia me deu conhecimentos, oportunidades e alguns professores para espelhar, os quais me incentivaram e incentivam muito”, conclui a doutoranda.

 

A Fiocruz é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, sediada no Rio de Janeiro, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)