Convênio com Prefeitura de Conquista anima estudantes da FTC

Os estudantes da FTC Conquista, cujas aulas para os veteranos tiveram início nesta segunda-feira (13), estão com grande expectativa de estagiar no setor público local.

É que a diretoria da Unidade e a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciaram semana passada a reativação do convênio que prevê estágio de estudantes em vários setores do serviço público municipal.

O projeto é de um programa de estágio supervisionado – obrigatório e não obrigatório – que permitirá a estudantes dos 16 cursos oferecidos pela FTC a oportunidade de estagiarem em setores vinculados a quase todas as secretarias da Prefeitura.

Cerca de 600 alunos que estão nas faixas apropriadas para o estágio supervisionado devem ser beneficiados. Uma delas a estudante do 5º semestre de Educação Física Jamile Aguiar, 21.

“Muito bom começar o semestre com essa notícia. É uma oportunidade a mais que se abre para os alunos, e que possibilitará que outras portas se abram para nós”, disse ela, que terá de fazer estágio neste semestre.

A estudante de Psicologia Tamires Oliveira, 21, já queria começar logo a fazer o estágio, mas terá de esperar mais um pouco porque está no 6 º semestre e só pode fazer o estágio a partir do 7º.

“Achei muito bom essa possibilidade de estágio na Prefeitura, onde quero atuar também, além de clínica particular, conciliando as duas coisas. Se pudesse, já começaria hoje”, disse, entusiasmada.

Pesquisa científica

O convênio entre a FTC e a Prefeitura permitirá também que estudantes fora das faixas de estágio desenvolvam no setor público programas ligados à pesquisa científica, sobretudo de áreas tecnológica e de engenharias.

“Estamos muito contentes com esse convênio. Eu, mesmo, pretendo seguir carreira no setor público, realizar concursos depois de formado, e atuar como estagiário me trará mais conhecimento porque poderia estar aplicando na prática os ensinamentos de sala de aula”, declarou o estudante do 3º semestre de Direito Pedro Gabriel Rocha Magalhães, 20.

O diretor da FTC, professor Sérgio Magalhães, disse que a parceria será um “suporte de mão-dupla”, por conter elementos positivos para ambas as partes:

“É muito bom para o aluno, porque está colocando a mão na massa. E bom para o serviço público, que tem aí aproximadamente 600 estudantes para poder atuar juntamente com sua equipe de profissionais na melhoria do atendimento público de uma forma geral”.

Nos próximos dias, uma equipe do Governo Municipal, formada pelos secretários responsáveis pelas áreas visadas pelo convênio, fará uma visita à FTC. O objetivo é acertar os últimos detalhes da parceria.

“Uma das prioridades do nosso governo está exatamente em criar oportunidades para todos, principalmente para os jovens. Portanto, parcerias como esta são fundamentais para promover a qualificação e colocação desses futuros profissionais no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo”, afirmou o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.



Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)