Conquista: Zé Raimundo diz que aumento da passagem de ônibus é “antidemocrática”

Texto: Indhira Almeida – Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Zé Raimundo foi o convidado desta sexta-feira (10) do programa Informação e Análise, do comunicador Giorlando Lima, na rádio Melodia FM. Questionado pelo jornalista sobre o primeiro mês da nova administração na cidade, Zé Raimundo avaliou algumas medidas, como a alteração no preço da passagem de ônibus e a retirada da gratificação de alguns servidores da prefeitura municipal.

Com a experiência de ex-prefeito de Vitória da Conquista e de deputado, Zé Raimundo relembrou quando foi criada em Vitória da Conquista uma comissão, da qual fez parte, para analisar a planilha do Ministério dos Transportes. O objetivo era entender como é que se compõe o preço da passagem de ônibus. O deputado comentou o fato do Conselho Municipal de Transporte não ter sido ouvido pela atual administração. Para Zé Raimundo, a decisão foi: “Antidemocrática, unilateral e sem ouvir uma estrutura legal, que é o Conselho Municipal do Transporte. Não sei se o valor da passagem seria um pouco menos ou um pouco mais, mas era preciso analisar a planilha de gastos. O método é que está errado. O conselho tinha que se reunir e demonstrar toda a estrutura de custo, do pneu, do óleo diesel, tudo o que compõe a planilha. Seria uma forma também de demonstrar transparência para a população”, explicou.

Zé Raimundo falou ainda sobre a liberação para a circulação das vans sem regulamentação na cidade: “Isso vai impactar no preço da passagem depois. Tenho visto as vans levando os passageiros e em seguida os ônibus passando vazios. Vai ser preciso uma regulamentação. A van em si, pode fazer parte, mas desde que ela componha o sistema de transporte, que entre no custo da passagem. Isso pode vir a impactar a médio prazo”, explicou.

Questionado por Giorlando sobre a retirada da gratificação de alguns servidores municipais, o que gerou protestos em vários setores da prefeitura, o deputado comentou: “Todos os atos do prefeito Guilherme foram atos baseados na lei, sobretudo na questão dos monitores de creche. O que eles reivindicavam era uma elevação a categoria de professores. Isso até onde eu sei, ainda não há uma regulamentação. Em função da especialidade, do cuidado, da tarefa dos monitores, o então secretário Valdemir Dias deu uma gratificação compensando esses profissionais. Eles são responsáveis pelo cuidado da criança na pré-escola. Foi uma determinação legal. Prejudicar o conjunto de servidores retirando sem nenhum critério a gratificação, mostra mais uma medida açodada da administração pública. Falta de planejamento, de racionalização e de maturidade das pessoas que estão tomando esta decisão”, concluiu Zé Raimundo.

O deputado reforçou que continuará, junto com o deputado federal Waldenor Pereira, trabalhando por Vitória da Conquista e região, para a viabilização de obras e serviços, como o novo aeroporto, a barragem do Catolé e investimentos na saúde.



Destaques, Entrevistas, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)