Tome Nota especial: Segunda edição do Devaneios Sonoros e a banda Maglore

Por Mariana Kaoos

Para quem anda no jet set alternativo de Vitória da Conquista, a nostalgia e as boas lembranças são pontos intrínsecos ao se falar da produção cultural que permeou (e ainda permeia) a vida dos amantes das boas artes durante todos esses anos. Ora, quem não se lembra das noitadas no Odeon, sempre regadas a um som de qualidade provindo de bandas como Antônio Brother e Malanas? E das tardes de domingo na Praça da Normal (Guadalajara) que comportava jovens nos seus mais diferentes estilos para ouvir bandas de rock como Charllote, Liatris, Cama de Jornal e tantas outras?

50d98280-218e-4e77-a87c-ed9386a7ec85

Há pouco mais de quatro anos, havia o Castelo do Ragga, residência dos integrantes do grupo Complexo Ragga, que realizavam festas de dancehall com vários convidados bacanas. Outros espaços também se destacavam: o bar mais conhecido como A Floresta, o Apogeu, Xamparia, Casa Fora do Eixo, Casa do Rock e Viela.

Acredito que dentre todos esses citados acima, o Viela tenha sido um dos mais importantes na construção da cena musical independente da cidade. Foi lá que nasceram diversos formatos de festas (O Putetê, Fricotti, Caetanave) que desaguam como influencias nas novas produções do hoje e foi também lá que o Coletivo Suiça Bahiana fez seu nome na cidade, mostrou para que veio e apresentou ao público uma gama de bandas, artistas, grupos  atuantes, Brasil a fora, no que de melhor podemos chamar de produção cultural alternativa e fora do eixo (o trocadilho aqui perpassa também por um significado de produção não mercadológica inserida dentro dos processos da Industria Cultural).

Para vocês terem uma ideia da coisa, o Suiça Bahiana já trouxe nomes como Banda Uó, Felipe Cordeiro, Adios Me Voy, Madame Saatan, Wado, O Círculo, Suinga, Formidável Família Musical, Scambo, Wander Wildner, Maldita e Rock Rocket. Dos grupos internacionais vieram Coloro Noise (Costa Rica), Falso Conejos (Argentina) e Filandia (Argentina). Ah, as festinhas que ocorriam no Viela deixavam a juventude conquistense polvorosa, ávida, com sede de folia. Os burburinhos eram enormes e a cada nova atração anunciada, o movimento e a aderência dessas produções ganhavam ainda mais intensidade.

f7400d6d-62ef-49d8-9a82-f658da24b4c4

Pelo que bem me lembro, a banda preferida da galera era a Maglore. Quando os meninos pintavam por aqui, a casa enchia e vários adjetivos eram incorporados sempre que alguém narrava um pouco de como havia sido a farra. Eles vieram num total de dez vezes à cidade, sendo duas trazidas pela própria produção do Viela e oito pelo Coletivo Suiça Bahiana. Após um intervalo de dois anos e com muitos pedidos carinhosos do público, eis que ressurge a ideia  de um retorno da Maglore à Vitória da Conquista.

87101cc8-f67c-4089-80b3-2c8e9b791ac2

Bom, podem se animar, dar pulinhos, virar cambalhota e preparar o melhor look para o melhor show. Nessa próxima sexta-feira, dia oito de julho, a Maglore irá se apresentar na Boate Vip, na segunda edição do projeto Devaneios Sonoros, produzido pelo Suiça Bahiana. Além deles, a banda Shau e Os Anéis de Saturno e a Dj Lirali também marcarão presença no palco, apresentando sets e repertórios com o que há de mais bombação do rock anos 80 e da música eletrônica.

Segundo o produtor Gilmar Dantas, a escolha da Maglore  foi “por conta da banda nunca ter ficado tanto tempo sem vir aqui. Maglore e Coletivo Suíça Bahiana é uma longa história de amor. Já o convite de Shau foi por ser uma banda que já está em atividade faz muitos anos e atualmente se consolidou no mercado dos bares conquistenses, mas está precisando de uma oportunidade pra tocar suas boas canções autorais. Por fim, a escolha de Lirali se dá porque ela é uma DJ muito atuante – tanto como artista quanto produtora – podendo trazer o ambiente da música eletrônica que tem tudo a ver com a casa que vamos ocupar e o público tem adorado essa mescla de bandas com DJs”.

A primeira edição do Devaneios contou com as apresentações de Anelis Assumpção e da banda Scambo e, olha, algazarra geral. Os dois dias lotaram de gente que, mal acabado o festival, já estavam pedindo por outro. Pensando na comodidade do público e a fim de ocupar outros espaços na cidade, essa edição será na Vip o que, acredito eu, poderá oferecer um conforto de estrutura bem bacana para a proposta do Devaneios. Ao que tudo indica, a noite de sexta-feira vai se dar no estilo divino, maravilhoso e, sendo assim, não dá para ficar de fora. Eu vou, você vai?

O Devaneios Sonoros é realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana e conta com patrocínio do restaurante e bar Quintal de Casa, além do apoio do Blog do Rodrigo Ferraz e da Vagalume Assessoria. Os ingressos estão disponíveis na Banca Central e no site Sympla (http://bit.ly/1WKHWcr).

Serviço

Devaneios Sonoros 2ª ed. | Boate VIP (VCA)

Data: 8 de Julho de 2016

Horário: 21h

Endereço: Avenida Olívia Flores, Candeias, Vitória da Conquista (BA)

Ingressos: Banca Central e Sympla (http://bit.ly/1WKHWcr)



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)