Conquista: Implantação de delegacias para assistir crianças e adolescentes é discutida em reunião

´tex encomendas

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Nesta segunda-feira, 13, foi realizada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) uma reunião entre entidades ligadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A proposta veio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) e buscou criar condições para o reordenamento da Rede de Enfrentamento a crimes contra crianças e adolescentes, além de avaliar os índices de violência na cidade. De acordo com Michel Farias, gerente do Núcleo, “a reunião é importante para o município de Vitória da Conquista, já que os índices de violência praticados contra crianças e adolescentes têm se acentuado nos últimos anos. Conquista, inclusive, vem figurando índices alarmantes de assassinatos de jovens, atuando no sentido de estar participando dos índices nacionais extremamente negativos”.

Esta foi a terceira ação do Projeto Integrar, do Núcleo, e existe desde 2014. É a partir do projeto que o Núcleo tem articulado o fortalecimento da Rede através de parcerias. Além do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb, participaram da reunião Cássia Eugênia, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Henrique Brito, e Marcus Vinicius Moraes, o delegado coordenador da Polícia Civil, que defendeu a implantação de duas delegacias especializadas, uma para atender os adolescentes autores de atos infracionais e outra para assistir as vítimas de violência.

“Nós estamos tentando perante o governo a implementação dessas unidades aqui em Conquista. O ideal seria que elas fossem integradas ao Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, estamos fazendo gestões nesse sentido e esperamos conseguir em breve que sejam criadas por lei. Precisamos do apoio da sociedade, do governo como um todo pra conseguirmos isso”, relatou o delegado da Policia Civil. Segundo o delegado, casos assim já deram certo em outras cidades e poderiam dar certo em Vitória da Conquista, principalmente com o apoio da comunidade.



Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)