Com o objetivo de valorizar as tradições populares e movimentar a cultura e o turismo local, a Prefeitura Municipal de Belo Campo realiza, entre os dias 14 e 28 de junho, o ‘Belo Campo Cidade Junina’ um circuito ampliado das festas juninas que já transformaram o município em referência no sudoeste da Bahia. Este ano, o São Pedro, consagrado como o maior da região, passa a integrar um calendário ainda mais robusto, que resgata as raízes nordestinas e envolve a cidade inteira.
A abertura oficial do circuito aconteceu no último fim de semana, com a inauguração da charmosa Vila Sêneca e da encantadora Vila Junina, espaços cenográficos e culturais montados especialmente para a temporada de festas, com decoração típica, comidas tradicionais e apresentações culturais que celebram a identidade do povo belo-campense. No sábado, dia 15, o clima esquentou com os primeiros shows ao vivo na Vila Sêneca, onde terá um dos palcos do circuito. A partir daí, a programação segue intensa, durante, todas as noites com atividades que envolvem escolas, bairros, comunidades rurais e artistas locais.
Um dos destaques da programação é o Arraiá dos Estudantes, que reúne quadrilhas formadas por alunos das escolas do município. Também ganham espaço a Festa na Palhoça, com apresentações culturais dos povoados e bairros, e o tradicional São João da Nossa Gente, celebrado nos dias 23 e 24 de junho, na Vila Sêneca, na praça Napoleão Ferraz. Toda a estrutura do circuitoBelo Campo Cidade Junina foi pensada para oferecer uma experiência segura, acolhedora e festiva. A festa é também um importante motor de desenvolvimento econômico, movimentando o comércio local, gerando empregos temporários e atraindo visitantes de toda a região.
GRANDES ATRAÇÕES NO SÃO PEDRO – TRADIÇÃO E EMOÇÃO
O circuito será encerrado com o consagrado São Pedro ‘Tradição e Emoção’, nos dias 27 e 28 de junho, na Praça João Ferreira, e promete mais uma vez reunir multidões com uma grade de atrações de peso, estrutura moderna e segurança reforçada.
Na sexta-feira, 27 de junho, a festa começa a partir das 21horas, com: Batista Lima – o forrozeiro mais romântico do Brasil, seguido por Zezo Potiguar – trazendo a seresta que o povo ama, logo após Kaelzinho – com muito arrocha e Jobim Araújo –encerra animando com o tradicional forró arrasta-pé.
Já no sábado, 28 de junho, o palco recebe:Mão Branca – com autêntico forró pé-de-serra, Maiara e Maraísa – grandes estrelas do sertanejo, Luan Estilizado – trazendo o forró de vaquejada e Day Mello – encerrando a noite com o forró tradicional
Além do palco principal, o evento contará com palco alternativo, cinco portais de entrada com reconhecimento facial, policiamento reforçado, revista e monitoramento em tempo real, tudo para garantir tranquilidade e diversão para todos os visitantes.Com essa iniciativa, Belo Campo reafirma seu papel como protagonista no calendário cultural do sudoeste da Bahia e prova que, quando o assunto é festa junina, a cidade sabe misturar tradição, emoção e muita hospitalidade.