Pix Automático entra em operação: nova forma de pagar contas recorrentes já está disponível

Por Ellen Mafra

Começou hoje, segunda-feira (16), a nova modalidade de pagamento, o Pix Automático. Essa operação é uma alternativa ao débito automático, pois facilita o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades, taxas e assinaturas. A nova função financeira vem sendo implementada aos poucos desde 2024.

Essa extensão do Pix permite aos usuários autorizar, uma única vez, que as contas periódicas sejam pagas automaticamente na conta do cliente. Dessa forma elimina a necessidade de todo o trâmite existente de uma transação, como a questão de digitação de dados a cada transferência feita. A nova ferramenta poderá beneficiar, de acordo com o Banco Central (BC), até 60 milhões de pessoas que não possuem cartão de crédito.

Como funciona

O cliente autoriza o banco que determinados valores sejam transferidos de sua conta para a conta de um destinatário em uma data específica. Dessa forma, o usuário escolhe a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite da transação. A partir da data, o processo acontece de forma automática. Caso o cliente queira cancelar a autorização, é possível anular a qualquer momento.

Como receber Pix Automático

Para as empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) que queiram começar a receber Pix Automático, é necessário contratar o serviço no banco ou em instituições financeiras. É importante que a empresa esteja em atividade há mais de seis meses para evitar, segundo o BC, que golpistas criem companhias fictícias e realizem cobranças fraudulentas.

Diferença entre Débito Automático e Pix Automático 

O Débito Automático se restringe a contas vinculadas ao banco, que depende de acordos entre as partes. O Pix Automático permite que qualquer empresa ou pessoa física utilize o recurso. 

O tempo é outro fator que leva para a diferenciação entre as duas modalidades. Enquanto o Pix Automático opera com agilidade e permite que o cliente tenha autonomia para gerenciar as autorizações diretamente pelo aplicativo, o Débito Automático leva até um dia útil para ser efetivado e exige procedimentos burocráticos para gerenciar a conta.

Segurança

Com essa nova ferramenta, é preciso adotar medidas de segurança para não cair em golpes e fraudes. Assim, deve ficar atento à veracidade das informações e ao encaminhamento de transações automáticas a empresas ou pessoas desconhecidas. 



Brasil, Destaques, Economia, Página Central

Comentário(s)