Banco Central eleva juros básicos para 14,25% ao ano e reforça política de controle da inflação

Por Carol Souzza 

Nesta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central esteve reunido e anunciou um aumento de 1 ponto percentual na taxa Selic, taxa básica de juros da economia brasileira usada para controlar a inflação. Com o acréscimo, os juros basicos foram de 13,25% para 14,25% ao ano.

Essa foi a terceira alta expressiva dentro de um período de elevações que começaram em setembro do ano passado. Agora a taxa de juros está no mesmo patamar do final de julho de 2015 até outurbo de 2016, momento marcado pela crise econômica no governo Dilma Rousseff. Se na próxima reunião o BC decidir por um novo aumento, a Selic chegará ao mairo nível em quase 20 anos.

Em seu comunicado oficial, o Comitê afirmou que o atual cenário econômico é marcado por “desancoragem adicional das expectativas de inflação, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista”. Ao final, é ressaltado que o aperto monetário é “um compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da dinâmica da inflação”.



aumento, Brasil, Destaques, Economia, Página Central

Comentário(s)