Campanha busca dar dicas para foliões não sofrerem golpes financeiros durante o Carnaval

Reprodução: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Marco Ryan

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC), divulgou um alerta para quem irá curtir o Carnaval por meio da campanha “Tem Cara de Golpe”, para evitar que os foliões caiam em fraudes financeiras durante a festa popular. De acordo com números no site da campanha, o Brasil é um dos países que mais sofrem com golpes financeiros, com mais de 7 milhões de pessoas sendo vítimas de fraudes no ano de 2023.

De acordo com o site Reclame Aqui os golpes mais comuns na época do Carnaval são: o Golpe da Maquininha, a Aproximação de Cartão indesejada e Qr’s codes falsos de PIX. A ABBC reforça que todos esses golpes são mais comuns no momento da compra de alimentos ou bebidas.

Dentre as recomendações da Associação de Bancos, o folião deve optar por não realizar pagamentos com cartão, e prefira pagar com a aproximação via celular, pois há uma camada de autenticação adicional, gerando uma segurança maior para o consumidor. Caso a pessoa opte por cartão físico, o recomendado é desativar a função de pagar por aproximação, além de que o próprio consumidor manuseie o cartão, sem entregar para nenhum vendedor, e nunca fazer uma compra em que o visor da maquininha esteja desligado. 

A presidente da ABBC, Silvia Scorsato, falou sobre a necessidade da pessoa que for curtir as festas na rua ativem os dispositivos de segurança dos celulares, para que em caso de roubo, evite que os criminosos tenham acessos às contas bancárias. “Durante o Carnaval é frequente ocorrer  tentativas de roubo e furto do aparelho celular, já que os criminosos buscam conseguir acesso a aplicativos e contas bancárias para obter vantagens financeiras. Por isso, é importante que o cliente utilize senhas robustas e deixe ativadas diversas camadas de segurança, como autenticação de duplo fator, biometria ou leitor facial para os aplicativos”, comentou Silvia. 

No site criado para a campanha “Tem cara de golpe” há diversas dicas sobre como evitar cair em fraudes financeiras, além de depoimentos de pessoas que detalham a forma como os criminosos agem para aplicar os golpes. Clique aqui e tenha acesso a todas as dicas disponibilizadas pela ABBC. 



Destaques, Economia

Comentário(s)