
Por Allan Victor
Nesta sexta-feira (14), o Governo do Estado da Bahia, em evento festivo realizado no Cineteatro 2 de julho, em Salvador, anunciou uma intensificação da segurança em 95 municípios baianos durante o Carnaval de 2025. O setor de segurança pública recebeu um investimento de cerca de R$100 milhões para a festa.
O monitoramento será realizado por meio de 1,5 mil câmeras, sendo 826 instaladas na capital e 616 em cidades do interior, duas plataformas de observação elevada, um sistema de reconhecimento facial e a atuação de 37 mil policiais e bombeiros. Além disso, os cidadãos terão acesso ao Disque Denúncia 181 durante 24 horas por dia ao decorrer da festa.
O número de portais de abordagem também aumentará. Segundo o governo do estado, 99 equipamentos serão instalados em pontos do circuito da capital e do interior, visando evitar que pessoas entrem na festa com itens proibidos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que opera em Salvador, Porto Seguro e Barreiras, reunirá 48 órgãos, dentre estaduais, federais, privados e municipais.