
Por Allan Victor
A primeira edição do Festival Conquista Punk Rock acontecerá neste domingo (16) às 14h na Praça Crésio D Alves, popularmente conhecida como “Praça da Normal” e contará com apresentações musicais gratuitas de bandas como Rural 64, In Mundos, Escravos da Merenda, Cama de Jornal, Renegados e Autocrítica.
Em entrevista exclusiva para o Blog do Rodrigo Ferraz, o produtor do evento, Anderson Silva, relata estar com boas expectativas para o festival. Ele afirma que o Conquista Punk Rock tem o potencial de “reacender a chama do movimento underground e revigorar a cena rocker autoral do local”.
Segundo ele, o cenário punk rocker da cidade já foi muito conhecido por bandas que fizeram turnês em nível nacional, entretanto, afirma que o movimento se encontra fraco e apagado no momento. A gratuidade do evento é um dos principais atrativos ressaltados pela organização para dar oportunidade à população de baixa renda.
O organizador acrescenta que, caso o evento seja um sucesso, pretende estudar a viabilidade de outros festivais, tematizados com diferentes subculturas, com a intenção de “movimentar aquilo que foi adormecido”. Além disso, existe a possibilidade de que o festival seja mantido ao menos uma vez por ano nessa mesma data.
Punk rock e suas diferenças para o rock tradicional
O gênero punk rock, diferente do rock tradicional, é essencialmente um estilo simples e agressivo, com letras fortes sobre temas como anarquia, revolução e problemas políticos e sociais. Surgido nos Estados Unidos, na década de 1970, o estilo punk transcendeu a música e tornou-se um movimento de contracultura anti-establishment e anti-autoritarismo.
Musicalmente falando, o punk rock visa ser mais autêntico e contestatório, representando sarcasmo por meio das letras, com melodias aceleradas e batidas fortes. Grandes bandas do movimento são Ramones, The Clash, Sex Pistols, Ratos de Porão, Green Day, dentre outras.