Por Marco Ryan
Nesta sexta-feira (10), um funcionário do Hospital Esaú Matos relatou atraso nos pagamentos dos salários dos funcionários. Em denúncia encaminhada para a redação do Blog do Rodrigo Ferraz, o trabalhador relatou que além da demora ao pagar o valor mensal, em algumas vezes, só acontece o pagamento parcial do que foi acordado em contrato.
A Fundação de Saúde Pública (FSVC) é a responsável pela administração do Hospital Esaú Matos, Ambulatório Municipal de Saúde Mental e Centro Municipal de Reabilitação e os problemas com os pagamentos dos funcionários vem acontecendo desde a mudança de gestão da Fundação, que ocorreu em Abril. E segundo as informações compartilhadas, os funcionários têm até o quinto dia útil do mês para receberem o seu salário, porém, isso não acontece, com o pagamento sendo feito após semanas do dia que deveria ser realizado
Os relatos sobre o pagamento dos salários se agravam ainda mais, pois, de acordo com a denúncia, até funcionários contratados que ganham menos de um salário mínimo estavam sem receber, e em outros casos, apenas o vale-alimentação era pago, sem o montante completo, mesmo após o prazo do quinto dia útil do mês. E, supostamente, um ex-estagiário da Fundação recebeu um valor menor da sua rescisão do que foi informado pela contabilidade da FSVC, agravando ainda mais a situação administrativa que a instituição vive.
Além dos problemas com pagamentos dos funcionários, o Hospital Esaú Matos possui outros problemas administrativos, como a falta de fonoaudiólogos, o que fez crianças recém nascidas permanecerem mais tempo do que deveriam na maternidade do hospital.
O Hospital Esaú Matos é referência na cidade de Vitória da Conquista, sendo o único hospital com maternidade pública da cidade.