Secretaria das Mulheres do Estado apresenta Selo Lilás para empresas e organizações em Vitória da Conquista

 

Por: Mariana Martins

 

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) promove, nesta sexta-feira (10), às 14h, no Auditório Livramento do Palace Hotel, no bairro Recreio, em Vitória da Conquista, a apresentação do Selo Lilás. A iniciativa busca engajar setores empresariais, comerciais, entidades sem fins lucrativos e organizações da sociedade civil na promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho. O evento, realizado em parceria com a Câmara Municipal, contará com a presença da secretária das Mulheres do Estado.

 

O Selo Lilás é uma certificação destinada a empresas públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte, além de organizações comprometidas com a valorização das mulheres no mundo do trabalho. A inscrição para a segunda edição do programa pode ser feita até o dia 12 de fevereiro de 2025, por meio do site oficial (www.selolilas.spm.ba.gov.br).

 

Segundo a secretária Neusa Cadore, o objetivo é reconhecer instituições que adotam medidas concretas para promover a igualdade de gênero, combater o assédio e a discriminação e valorizar as mulheres em seus espaços de atuação. “O Selo Lilás incentiva uma gestão que garanta oportunidades iguais entre homens e mulheres, seja no acesso, remuneração, ascensão ou permanência no emprego. Essa certificação não apenas fortalece as políticas públicas para as mulheres, mas também serve de exemplo para outras regiões do país”, afirmou a secretária.

 

Criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, o Selo Lilás exige que empresas e organizações comprovem ações ou programas que favoreçam a igualdade de gênero. 

 

Entre os critérios estão:

  • Políticas antidiscriminatórias;
  • Igualdade salarial;
  • Incentivo à liderança feminina;
  • Flexibilização de jornada para gestantes e lactantes.

A apresentação em Vitória da Conquista busca envolver diferentes setores no compromisso de transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais igualitário, solidificando a valorização das mulheres e fortalecendo as políticas públicas de igualdade de gênero no estado.



Notícias

Comentário(s)