Por Marco Ryan
O Movimenta Cultura Conquista, coletivo composto por trabalhadores da cultura, faz reivindicação ao poder executivo e legislativo de Vitória da Conquista para que tenham melhores condições de trabalho, enquanto produtores culturais. O coletivo irá atrás de seus direitos por meio de uma carta proposta que será apresentada ao poder público local.
Em carta proposta elaborada no dia 04 de outubro de 2024, o coletivo já havia apresentado suas exigências para os candidatos à prefeitura da cidade, mas agora, o pedido é diretamente para os que já estão no poder executivo e legislativo da Suíça Baiana. O Movimenta Cultura Conquista traz propostas como, revitalização dos espaços culturais, criação de espaços comunitários para cultura e um maior orçamento para eventos de cunho cultural, e abriu um abaixo-assinado para pressionar as autoridades.
A cantora, compositora e participante ativa do coletivo Movimenta Cultura Conquista, Larissa Caldeira, esclareceu sobre a dificuldade em falar com as autoridades locais, no qual o movimento só conseguiu entregar a carta proposta apenas para um dos candidatos à prefeitura local. Larissa também citou sobre o abaixo-assinado e como o coletivo quer construir um diálogo com o poder público. “Um pouco mais à frente iremos entregar essa carta proposta aos poderes executivos e legislativos, sem procurar um embate, vamos buscar trazer melhorias para o cenário da cultura.”
Dentre os pedidos feitos pelo coletivo, um dos principais é a revitalização dos espaços culturais como o teatro Carlos Jeovah, a casa de Glauber Rocha e o Cine Madrigal. A exemplo do teatro Carlos Jeovah, a prefeitura municipal já recebeu um projeto para sua reforma desde 2022, porém, não deu continuidade à ideia. Já o Cine Madrigal, que foi adquirido pelo poder público municipal desde 2014, não sofreu reformas e mais de 10 anos se passaram e o local permanece obsoleto e sem utilidade para os produtores culturais da cidade.
O Movimenta Cultura Conquista busca a manutenção da tradição cultural de Vitória da Conquista, e por meio desta carta proposta está em busca de criar um diálogo com o poder público para poder trazer melhorias no cenário cultural local. Para ter acesso ao abaixo-assinado e deixar sua contribuição, basta acessar o link no Instagram @movimentaculturavca ou clique aqui para fazer sua assinatura no site.