Por Ellen Mafra
Por problemas estruturais, a casa onde Jorge Amado morou até seus 18 anos, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi interditada nesta quarta-feira (8) pela prefeitura da cidade. O imóvel passará por uma restauração e todo o acervo do baiano, que inclui livros, esculturas e móveis, estarão em exposição no Teatro Municipal, localizado no Centro da cidade.
A secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, em entrevista para à TV Santa Cruz, afiliada a Rede Bahia, informou que, com representantes da Prefeitura e de outras secretarias municipais, um comitê de para obras emergenciais está sendo montado. Contudo, não há previsão para o fim da reforma.
Ainda para a Rede Bahia, a secretária comentou que a casa estava com vários problemas estruturais “A casa está interditada por graves problemas de infiltração, de afundamento de solo e de infestação de animais, mas temos também a esperança de que nosso acervo esteja salvo-guardado, já que vai ser aberto amanhã para exposição no Teatro Municipal. Enquanto isso, nós estaremos imbuídos de criar um lastro para essa restauração, para Ilhéus, para a região”, afirmou Anarleide Cruz.
Antes, para a visitação ao acervo, o custo era de R$5, mas agora, com as obras do artista expostas no Teatro Municipal, o público poderá ver gratuitamente. A visitação começa hoje, quinta-feira (9), e o funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira de 9h às 17h.