Alguns dados divulgados, nesta semana, sobre a situação carcerária no estado da Bahia foram motivos de alarde e preocupação. 66% dos presídios no estado têm mais presos do que vagas. São mais de 13 mil detentos em toda a Bahia.
Aqui na região Sudoeste, atualmente, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista possui 56 presos a mais do que a capacidade total. Em Jequié são 195 presos a mais do que a capacidade máxima. Já em Brumado, o Conjunto Penal tem 133 internos a mais do que deveria.
As informações foram divulgadas em reportagem exibida pela TV Sudoeste. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária disse à emissora que a superlotação prisional é uma realidade em todo o país, e que a Bahia está na 17ª posição entre os 23 estados com maior superlotação. Disse também que está construindo e reformando presídios e conjuntos penais que permitirão mais vagas para detentos.