Por Ellen Mafra
Na quarta-feira (9), a Meta, empresa do ramo de tecnologia e dona das maiores redes sociais do mundo, como Facebook, WhatsApp e Instagram, lançou mais uma inovação em seus aplicativos, a Meta AI. Com o intuito de interação entre seus usuários, a Inteligência Artificial (AI) introduzida pela empresa, consegue criar textos, editar imagens, responder perguntas e ajudar em tarefas.
O recurso lançado pela Meta foi incluído no mesmo dia que a nova política da empresa entrou em vigor, em que prevê a coleta de dados dos utilizadores dos aplicativos para treinar a Inteligência Artificial. Ainda em julho deste ano, a Meta tentou utilizar o seu programa no Brasil para aprimorar sua IA, mas não conseguiu, pois a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) não aprovou a utilização de informações públicas dos usuários sem aviso prévio.
Assim, neste mês de outubro, a Meta entrou com o plano de conformidade e transparência solicitado pela ANPD e obteve a aprovação da adequação, lançando, seu novo robô digital no território brasileiro. Agora, com a mudança, a empresa explica nos seus termos de funcionamento que usa informações públicas dos usuários do Facebook e Instagram para melhorar o serviço da IA.
No WhatsApp, a Meta AI chega de forma inesperada para os consumidores do aplicativo. Com a ferramenta na aba de cima do app ou ao lado da barra de iniciar um bate-papo, a pessoa pode entrar em uma conversa privada com o recurso, trazer o robô digital para conversas em grupos, digitando apenas “@MetaAI”, gerar imagens e buscar informações.
Em entrevista para o Blog do Rodrigo Ferraz, o estudante, Jailton Gomes diz que já testou a nova ferramenta do aplicativo para fazer legendas em post, mas que sua primeira reação foi um susto “de primeira eu tomei um susto quando abri o WhatsApp, mas tinha tudo explicado lá, para que ele serve e como utilizar.” afirma ele.
A conversa com a Inteligência Artificial não é criptografada de ponta a ponta, isto é, não é protegida. Diferente das conversas pessoais dos usuários entre outros usuários, em que essas sim são criptografadas, ficando exclusivas e fechadas somente para essas pessoas. Dessa forma, a Meta não terá acesso a essas mensagens, mas apenas as enviadas para a IA.
Para conversar com o robô digital, é simples. Basta clicar no ícone que aparece no canto superior ou na lateral do WhatsApp e começar a conversa. Lembre-se que a utilização da Meta AI é opcional e não compromete o funcionamento de nenhum dos aplicativos que usam o recurso.