Diversidade de público marca a 10a edição do Festival Suíça Bahiana em Vitória da Conquista

Por Gabriela Nascimento
Fotos: Gabriela Nascimento e Marco Ryan

Na noite deste domingo (20), aconteceu o último dia da 10ª edição do Festival Suíça Bahiana, às 14h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. A programação contou com 11 atrações musicais, divididas em dois palcos, entre elas: DJ Paulinha Chernobyl, Orquestra Conquista Sinfônica, que convidou Armandinho, Clube de Patifes, Mariana Nolasco, Cama de Jornal, Andrezza, Drenna, Dona Iracema, YP e o cantor Supla, que encerrou a noite do festival.

Segundo o organizador Gilmar Dantas, o festival abraça todos os gêneros musicais que possuem artistas que produzem músicas autorais. Ele enfatiza que o evento demonstra que é possível colocar a arte em prática e trabalhar com isso. “A gente espera que nasçam novos festivais e eventos desse tipo para que tenhamos calendários ainda maiores de músicas autorais acontecendo aqui em Vitória da Conquista”, declara Gilmar.

A programação também incluiu atividades inéditas, como capoeira, yoga e o espaço kids, direcionado a crianças de todas as idades. Essa área ofereceu atividades como pintura em telas, pintura facial, entre outras. De acordo com a criadora do projeto Pintando na Praça, Evelyn Barbieri, essa iniciativa possibilita que os pais participem da programação enquanto as crianças têm contato com a música e a arte. “Temos brinquedos para que as crianças possam brincar enquanto seus pais curtem ou brincar junto com a família”, afirma Evelyn.

Cristina Souto Loyola foi ao festival acompanhada do esposo e dos filhos e disse que o objetivo era sair e curtir em família. Ela relatou que a iniciativa do espaço kids é algo positivo, contribuindo para a interação das pessoas. “Curtir as músicas que a gente gosta e ainda trazer os nossos filhos a um ambiente tranquilo e aberto”, diz Cristina.

A programação da 10ª edição do evento foi marcada por muita diversidade musical. A cantora Mariana Nolasco trouxe um repertório que marcou sua carreira, incluindo as músicas “Pra Todas as Mulheres” e “Quem é Ela”. Em entrevista ao Blog do Rodrigo Ferraz, a artista afirmou que a escolha de suas canções é baseada no quanto elas tocam sua alma. O cantor Supla foi o último artista a se apresentar no festival, trazendo grandes sucessos como “Garota de Berlim” e “Ratazana de iPhone”, entre outros clássicos do punk rock, animando a noite com performances energéticas.

A organização do evento falou sobre a próxima edição do Suíça Bahiana, que contará com artistas nacionais e internacionais. Além disso, o espaço kids será ampliado a fim de proporcionar uma experiência ainda melhor. “Vai ter uma atração no palco principal voltada para crianças, e também teremos uma atração internacional para fechar uma noite do Festival Suíça Bahiana”, diz o organizador Gilmar Dantas.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)