O vereador mais votado da história de Vitória da Conquista, Diogo Azevedo (União Brasil), teve um total de 6.017 votos nas eleições realizadas no dia 06 de outubro. Neste início de semana ele recebeu o Blog do Rodrigo Ferraz, na casa onde mora, para um bate-papo exclusivo. Na oportunidade o vereador eleitor avaliou o cenário político atual em Vitória da Conquista, falou sobre como deve ser o seu mandato, comentou sobre a situação da candidatura da prefeita Sheila Lemos que ainda corre na justiça e, disse ainda, como deverá ser sua relação com a população. Diogo é graduado em administração, cursa mestrado também em administração, servidor concursado da Universidade Federal da Bahia e foi diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC)
AO QUE VOCÊ ATRIBUI A VOTAÇÃO TÃO EXPRESSIVA?
“Eu atribuo essa votação a um planejamento bem feito para a campanha, eu trabalhei com uma equipe que foi quase 100% voluntariada. E fomos de ponta a ponta da cidade. Todos os bairros e parte da zona rural. Só na zona rural foram 548 votos, isso prova um planejamento bem sucedido. E o que apresentei foi minha vida, meus 22 anos de serviços públicos prestados, minha contribuição para a população. Eu desempenhei minha obrigação enquanto servidor público, mas tenho pra mim que a gente tem que fazer além da obrigação, eu fui eu mesmo e isso me creditou a ter essa votação expressiva.”
QUAIS SERÃO SUAS PAUTAS PRINCIPAIS ENQUANTO VEREADOR?
As pautas serão discutidas com a comunidade, vou visitar os bairros, porque vou ter uma proposta de grande participação popular. Mas a principal pauta será a saúde, mas não será a única, vamos trabalhar de acordo com a necessidade da população.
VOCÊ É CONHECIDO TAMBÉM POR SER UMA PESSOA DE FÁCIL ACESSIBILIDADE, A POPULAÇÃO PODERÁ ESPERAR ISSO DE VOCÊ NA CÂMARA?
Sempre fui acessível e continuarei acessível para a população, até porque não estou numa redoma, o servidor público, como o próprio cargo diz, tem de estar a serviço do povo. Pois como vou construir um mandato, melhorar a vida das pessoas sem a participação popular? Quem chegar para falar comigo vou atender, quem me convidar para ir ao bairro, irei. Vamos construir tudo juntos.
VOCÊ FOI O VEREADOR MAIS VOTADO NESSAS ELEIÇÕES E EM TODAS AS OUTRAS. VOCÊ ACHA QUE ISSO LHE QUALIFICA COMO UM POSSÍVEL CARGO DE PRESIDENTE DA CÂMARA?
Realmente fui o mais votado da história de Vitória da Conquista, mas isso também não me deixa envaidecido, sou muito pé no chão. E isso também não quer dizer muito sobre ocupar o cargo de presidente da Câmara, diz muito mais sobre mim, sobre o que as pessoas pensam de mim e no que as pessoas acreditam. Mas acredito que sou qualificado para exercer qualquer atividade pública, tenho certeza, pois me qualifico a cada dia mais. Mas eu não tenho intenção nenhuma em ser o presidente da Câmara, mesmo que esse cargo caísse em meu colo eu não queria.
O QUE PODE COMENTAR A RESPEITO DO PROCESSO DA CANDIDATURA DA PREFEITA SHEILA LEMOS QUE AINDA CORRE NA JUSTIÇA?
A gente tem plena convicção que vai ser favorável a ela. A gente tem confiança nisso, porque já existem jurisprudências a respeito. O próprio presidente do Tribunal Regional Eleitoral destacou na sua posição lá na corte, apesar do revés no placar geral do TRE. A população de Vitória da Conquista deu o seu recado nas urnas, e uma vitória acachapante demonstrou que quer continuar no caminho certo junto com a prefeita Sheila, acredito que isso poderá pesar muito na avaliação da justiça.
O PAÍS VIVENCIA UM PROCESSO DE POLARIZAÇÃO HÁ ALGUNS ANOS. EM VITÓRIA DA CONQUISTA NÃO É DIFERENTE. O QUE VOCÊ ACHA DISSO E ACREDITA QUE É IMPORTANTE DIALOGAR COM A OPOSIÇÃO?
É importantíssimo ter pensamentos diferentes um do outro numa sociedade, até mesmo para construir propostas que atendam as necessidades de toda a população. O que eu não concordo e acho que não deveria existir é a falta de respeito entre um lado e outro. Hoje, nas redes sociais as pessoas se ofendem e se atacam porque não pensam de forma igual. Apenas porque estão em lados opostos. Bolsonaristas têm ódio de petistas e petistas de bolsonaristas, claro que nem todos são assim, mas essa polarização extrema precisa acabar urgentemente. Estamos numa democracia e os pensamentos divergentes precisam conviver juntos e em harmonia.
COMO VOCÊ ESPERA VER CONQUISTA DAQUI A QUATRO ANOS?
Espero ver Conquista daqui a quatro anos melhor do que está. Hoje é a melhor cidade da Bahia pra se viver, quem sabe não seremos a melhor do Brasil pra se viver. Mas verdadeiramente, além dos índices apontados em pesquisas, que as pessoas tenham dignidade. Aceso a uma melhor saúde, educação, lazer e cultura. Principalmente quem mora na periferia, zona rural onde a gente percebe que as pessoas precisam mais do braço da administração pública, e a gente espera que Conquista daqui a 4 anos proporcione uma realidade melhor para essa população. Junto com a prefeita Sheila vamos trabalhar ainda mais para o povo viver bem, com qualidade de vida.
QUAL MENSAGEM VOCÊ TEM A DEIXAR PARA A POPULAÇÃO?
Vou me dedicar o máximo que eu puder, vou buscar elaborar propostas e projetos, trabalhar junto com a prefeita Sheila para que as pessoas tenham oportunidades que o poder público tem que gerar, para que haja dignidade na vida das pessoas. Deixo ainda o convite para a comunidade participar comigo de todo o processo, foram 6.017 votos, mas o trabalho será para a cidade inteira, porque nosso objetivo é coletivo.