Conquista: FAINOR e Hemoba em prol da doação de sangue

Por: Ellen Mafra e Mariana Martins

Hoje, sábado (28), foi realizado o “Dia D” de doação de sangue, promovida pelo curso de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) com parceria do Hemoba. A ação foi iniciada pela manhã, no Hemocentro Regional, localizado no Bairro Felícia, e contou com a participação de estudantes, professores e comunidade. Ao final do evento, foram contabilizadas mais de 35 bolsas de sangue.

O objetivo dessa iniciativa foi promover e incentivar os estudantes do curso de enfermagem e a população a fazerem doações, visando a colaboração de todos. A coordenadora do evento e professora, Viviane Moreira, relata como surgiu o projeto, “a ideia surgiu por meio de um convite da equipe do Hemoba para que nós estivéssemos juntos, elaborando o Dia D, tendo em vista a necessidade de estar mantendo um estoque em níveis confortáveis por conta da alta demanda”.

A estudante e doadora, Érica Costa, relata a importância de participar dessa ação, como meio de salvar vidas, “A importância da doação de sangue é contribuir para ajudar outras pessoas. Não apenas em cirurgias, mas também para transplantes e quando necessário. Então, é um ato de amor e solidariedade, que salva, até mesmo, quatro vidas”, afirma ela.

Ao longo do evento, que se iniciou às 8h da manhã, foi contabilizado o cadastro de 45 pessoas disponíveis para doações, desse número, somente 38 bolsas foram coletadas, pois sete não foram aptas.

O outro parceiro responsável pela elaboração do evento foi a Liga Acadêmica de Cuidado ao Paciente Crítico (LAPAC), na qual é composta por estudantes de diferentes semestres do curso de enfermagem, cuja finalidade é promover atividades para comunidade e estudantes.

O Hemocentro Regional de Vitória da Conquista funciona de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 15h30, ainda contando com o “Sabadão Solidário”, ação que acontece uma vez ao mês.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)