Conquista: Exposição “Arredores”, com o tema a Vida Sertaneja do Sudoeste da Bahia, acontece no Centro de Cultura

Por Ellen Mafra

A exposição “Arredores”, do fotógrafo Micael Aquillah, acontece entre os dias 30 de setembro a 15 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Pensando na inclusão de todos, o evento terá ações para PCDs (Pessoas com Deficiências), com a intenção de ter a participação e interação de toda a comunidade. Com a proposta de imergir a população conquistense e região em um cenário com essência da sertaneidade, Aquillah traz fotografias documentais únicas, a fim de propor uma narrativa multidimensional sobre o Sudoeste Baiano e a vida sertaneja.

Micael Aquillah é fotógrafo, professor e cineasta, e tem uma longa bagagem na sua trajetória com a fotografia. Entre 2009 e 2023, captou imagens que abordam a vida da população sertaneja em meio ao processo de urbanização. Dessa forma, a exposição “Arredores” dialoga com o modo de vida dos sertanejos e as várias camadas históricas, abordando pertencimento, relação social e identidade entre o homem e a paisagem do Sudoeste Baiano, com fotografias capturadas dos municípios de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caetano, Mirante, Planalto, Poções e Vitória da Conquista.

A exposição contará com ações de inclusão social e acessibilidade. Contendo monitora para descrever, em tempo real, o evento para pessoas com deficiência visual e intérprete de libras para atender a comunidade surda. Além disso, terá oficinas educativas, no qual o fotógrafo ministrará aulas gratuitas sobre fotografia para três instituições de ensino público do estado e do município, além de pessoas atendidas pela ACIDE- Associação Conquistense de Integração do Deficiente.

A exposição ficará no Centro de Cultura até metade do mês de outubro, funcionando entre os horários das 09h às 22h. No primeiro dia do evento, quinta-feira (30), acontecerá a abertura às 19 horas, com entrada gratuita e livre para todas as idades.

Esse projeto foi aprovado na Lei Paulo Gustavo no edital de apoio às Artes- Lia da Silveira e, tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, encaminhada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.



Cultura, destaque, Vitória da Conquista

Comentário(s)