Durante uma fiscalização na BR-116, em Feira de Santana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um caminhão baú que transportava 13 passageiros no compartimento de carga. Os passageiros estavam retornando de Janaúba, em Minas Gerais, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, e relataram que há 30 anos realizam essa viagem, vendendo panelas ao longo do trajeto.
Essa prática é extremamente perigosa e coloca vidas em risco. Transportar passageiros em compartimentos de carga, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado uma infração gravíssima. Além de ser uma conduta irresponsável e ilegal, esse tipo de transporte é degradante e, em casos envolvendo trabalhadores, pode ser caracterizado como trabalho análogo à escravidão.
Em situações de acidente, a possibilidade de ferimentos graves ou até mesmo mortes é significativamente maior para aqueles transportados de maneira inadequada. A PRF reforça a importância de seguir as normas de segurança para preservar vidas nas estradas e continuará a intensificar a fiscalização para coibir práticas ilegais e perigosas como esta.