Com o tempo um pouco mais seco, devido a baixa umidade relativa do ar, sol no período das tardes, os registros de focos de incêndio têm aumentado nos últimos dias em Vitória da Conquista. Só neste mês de agosto, o Corpo de Bombeiros teve de realizar 38 ações preventivas.
Neste ano, até o momento 118 incêndios em áreas de vegetação foram registrados em Vitória da Conquista. Julho foi o mês com a maior quantidade de focos registrados pelos Bombeiros, 41 ocorrências no total. Nos últimos dias alguns desses incêndios chamaram a atenção da população, que também ficou assustada, dois deles foram na aérea do antigo Aeroporto de Vitória da Conquista, onde inclusive tem muitas casas por perto.
E a preocupação do Corpo de Bombeiros é ainda maior para os próximos meses, primavera e verão, quando também acontecem muitas ocorrências de incêndios em vegetação, muito disso por causa da elevação das temperaturas. Vale ressaltar que a grande maioria dos focos é devido a ação humana. Os dados relacionados às ocorrências foram divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.