Um vídeo que a TV Bahia e o G1 tiveram acesso na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, mostra o momento em que um preso foi torturado por agentes no Conjunto Penal de Brumado, no sudoeste da Bahia. As imagens registram uma “sessão de tortura” que se iniciou com o preso deitado no chão. Um dos agentes disparou uma bala de borracha na perna da vítima, seguido por outro servidor que jogou spray de gengibre no rosto do detento.
Com o preso ainda deitado e com as mãos na cabeça, ele recebeu chutes nas costas e foi algemado. Em seguida, outro agente penal iniciou uma sequência de chutes na cabeça da vítima.
Devido ao crime, na terça-feira, 30 de julho, o Ministério Público estadual (MP-BA) denunciou à Justiça o ex-diretor da unidade, a diretora adjunta Carol Souza Amorim e mais quatro servidores públicos envolvidos no episódio.
O caso levanta questões graves sobre a conduta dos responsáveis pela segurança e administração das unidades prisionais e destaca a necessidade de uma fiscalização rigorosa e de medidas para prevenir abusos semelhantes no futuro.