O vereador Alexandre Xandó (PT) se reuniu na quinta-feira (6) em Salvador com o Secretário de Relações Institucionais da Bahia (SERIN), Jonival Lucas da Silva Júnior, para solicitar a continuidade do apoio nas ações de combate à dengue em Vitória da Conquista.
Apesar de ter uma população menor que as cidades de Feira de Santana e Salvador, Conquista continua liderando o número de casos de dengue no estado da Bahia. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em maio, foram registrados 31.120 casos e 15 mortes em 2024.
Xandó destaca a urgente necessidade de apoio do Governo do Estado, especialmente com o envio de carros fumacê, devido à ineficácia das ações da Prefeitura no combate à epidemia.
O último concurso para agentes de combate às endemias em Vitória da Conquista ocorreu em 2013, durante a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes. Atualmente, há menos de 60 agentes atuando na cidade, unidades sentinelas estão fechadas, e apenas duas bombas de alavanca estão em funcionamento.
Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) enfrenta superlotação devido à falta de atendimento adequado nas unidades municipais, evidenciando a falha da prefeitura em cumprir seu papel no combate à dengue e no atendimento à população.