Nesta quarta-feira, dia 29, as operações “Reciclagem” e “Jogo Sujo” foram deflagradas em Vitória da Conquista. Estas operações investigam homicídios ocorridos na cidade entre 2020 e 2023, supostamente ligados a integrantes de um grupo de extermínio que também atua com jogos de azar.
Sete mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos por equipes do Ministério Público estadual (MP-BA) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) em Vitória da Conquista. Segundo apuração do Blog do Rodrigo Ferraz, um policial da reserva, que também exerce a função de advogado, foi preso na região da Limeira, zona rural de Conquista.
As operações são conduzidas pela Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP-BA e pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP-BA. O objetivo é desmantelar as atividades criminosas do grupo e trazer justiça às vítimas dos homicídios.
As ações buscam aumentar a segurança na região e reduzir a violência, além de interromper as operações ilícitas de jogos de azar. Mais detalhes sobre os resultados das operações e as identidades dos presos serão divulgados posteriormente pelas autoridades competentes.