Área do antigo aeroporto conquistense será planejada para ocupação

Um masterplan para o antigo aeroporto de Vitória da Conquista será elaborado pela FM Projetos -Urbanismo e Arquitetura, segundo informou, a secretária estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, ao deputado federal Waldenor Pereira (PT), em recente encontro entre ambos. Trata-se de um plano de ocupação para a área de 1 milhão 300 mil metros quadrados, que será realizado sob a responsabilidade dos renomados especialistas em engenharia, arquitetura e urbanismo, Luiz Baqueiro e Floro Freire.
A extensa área do antigo aeroporto poderá sediar um centro de convenções e uma série de equipamentos públicos e imóveis que podem expandir a urbanização da cidade e provocar uma mudança reparadora na correlação de desenvolvimento da zona oeste com a área mais favorecida da cidade, na expectativa de Waldenor Pereira, que propôs à Sedur a elaboração do masterplan.
“A ocupação dessa área gigantesca abre a perspectiva de expansão urbana, privilegiando a zona oeste. O meu empenho para a realização deste projeto se justifica porque, uma vez ocupada de forma ordenada, esta área pode representar muito para esta parte da cidade que há tempos vem exigindo maior atenção nas políticas e investimentos públicos para o seu desenvolvimento”, explica Waldenor Pereira.
Destinação
Desde a volta do presidente Lula ao governo, o deputado Waldenor vem se movimentando  em busca da melhor utilização do espaço que era de domínio da União. Em suas articulações junto  ao ministro-chefe da casa Civil, Rui Costa, conseguiu a inclusão da área conquistense no programa federal “Imóvel da Gente”, que viabiliza o uso de propriedades ociosas do Governo do Federal.
Waldenor inclusive participou da cerimônia de lançamento, em Brasília, junto com o presidente Lula, o ministro Rui Costa e o governador da Bahia. Assim, a União repassou ao estado baiano a responsabilidade pelo enorme espaço, cuja futura utilização poderá beneficiar bastante o município conquistense. Por recomendação de Jerônimo Rodrigues, Waldenor acompanha a proposta junto à Sedur, onde já teve duas reuniões.
“O masterplan pode incluir uma série de equipamentos e espaços públicos, como um centro de convenções, parque, espaços de lazer, conjunto habitacional, um centro administrativo municipal e sedes de órgãos federais e estaduais que atuam no município, espaços para exploração do setor privado, como clínicas e shopping center, além de vias e praças que facilitem a mobilidade urbana”, elenca o deputado sobre possíveis utilizações futuras da gigantesca área.
Informações técnicas
Masterplan -Desenvolvido a partir da análise de uma série de critérios que vão desde a ocupação e uso do solo e viabilidade econômica até a conexão com o entorno e o entendimento das vocações e desejos atuais e futuros para os locais, o masterplan dá as orientações para a realização de projetos que podem ser uma cidade, um bairro ou um grande complexo imobiliário.
Técnicos responsáveis
Luiz Baqueiro- É o superintendente de Projetos da CONDER – Compahia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, órgão ligado à Sedur. Arquiteto e urbanista graduado pela UFBa, possui larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, tendo coordenado e ou participado de 19 Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (antes e depois do Estatuto da Cidade).
Floro Edmundo Freire Neto- É engenheiro eletricista de formação, arquiteto de alma e artista plástico autodidata. Idealizou o projeto Retratos de um Tempo, que resultou em um filme/documentário, do mesmo nome do projeto, desenvolvido em parceria com o sociólogo e antropólogo Antônio Risério. Atualmente é engenheiro da Bahiainveste, órgão do Governo do Estado da Bahia.


Notícias

Comentário(s)