Alerta em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está encontrado dificuldade para aquisição de alguns medicamentos como dipirona, amoxicilina, azitromicina, loratadina, salbutamol, gliclazida, espironolactona e, mais recentemente, o soro fisiológico. Esse último sem garantia de estoque, além da elevação exorbitante dos preços praticados pelos fabricantes.

A situação difícil enfrentada pelas farmacêuticas afeta até o fornecimento de soro fisiológico

O cenário está relacionado a uma crise nacional de desabastecimento de medicamentos e insumos básicos que são rotineiramente utilizados nos serviços públicos de saúde. Segundo os fornecedores farmacêuticos, o abastecimento irregular se dá pela dificuldade para entrega e aquisição de produtos, IFAs (Insumo Farmacêutico Ativo) e até embalagens.

O problema ocorreria porque o mercado foi impactado pela logística de importação após a pandemia da Covid-19, o lockdown na China e, recentemente, o conflito entre Rússia e Ucrânia, além da elevação no padrão de consumo.

“Estamos na ponta dos serviços de saúde com muita dificuldade para comprar esses insumos e medicamentos, mas buscando racionar o uso e outros meios de resolver a situação até que seja normalizado o fornecimento desses produtos para que a população não fique desassistida”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.



Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)