Conquista: A Polícia Federal chegou e a casa caiu!

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão e outros seis de medidas cautelares diversas de prisão na manhã desta terça-feira (2) em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Intitulada de “Não Seja um Laranja”, a operação tem como objetivo desarticular fraudes em contas eletrônicas mantidas em instituições bancárias do país.

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as polícias civis e as instituições bancárias, por meio da Febrabran [Federação Brasileira de Bancos].

Ainda segundo a PF, os delitos apurados na Operação Não Seja uma Laranja são associação criminosa (art. 288 do Código Penal), furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal) e falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal), cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

 

A PF informou que constatou um aumento “considerável” da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

 

A Polícia Federal afirmou ainda que este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam uma infinidade de cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.



Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)