Dia Municipal do Hip Hop vira Lei em Vitória da Conquista

O Hip Hop é um dos principais movimentos culturais das periferias e do movimento negro pelo mundo afora. Por meio do Rap (ritmo e poesia), Break Dance, Grafite e DJ’s, os jovens fazem batalhas de dança e rima, e expressam nas letras o cotidiano e dificuldade de suas vidas.

Em Vitória da Conquista, atendendo os anseios do movimento, o jovem Vereador Alexandre Xandó (PT) apresentou o Projeto que criou o Dia Municipal do Hip Hop, em 12 de novembro – data que coincide com o Dia Internacional do Hip Hop. Em 07 de julho de 2022 o Projeto virou a Lei nº 2.653/2022, que também institui a Semana Municipal do Hip Hop, onde deverá ser promovida a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades que são características do movimento Hip Hop, podendo ser oferecidas oficinas, debates, palestras, visando propagar a cultura como ferramenta de integração social.
Em entrevista exclusiva, Xandó disse: “Essa Lei foi resultado de discussões com militantes do Hip Hop, e é um reconhecimento da cultura periférica em nossa cidade. A turma tem realizado muitos eventos, como a Batalha Chapa Halls77, o Hip Hop pela Paz, Conquistart, Batalha da 6 e outros. Agora, queremos instituir no calendário da cidade um grande evento no dia 12, e eu coloquei uma emenda impositiva no ano passado, no valor de 27 mil reais para a realização desse evento. Vamos ver se a Prefeitura vai cumprir a Lei e executar a emenda, ou se vai mais uma vez cortar o orçamento da Cultura”.



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)