Alerta em Vitória da Conquista!

As notificações de síndromes gripais têm aumentado, não só em Vitória da Conquista, mas em todo o Brasil, o que vem gerando uma maior demanda nos canais de notificação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que tende a sobrecarregar alguns serviços. Por isso, a SMS orienta a população como fazer quando for preciso informar caso de síndrome gripal.

A SMS disponibiliza o autocadastro no site da Prefeitura, o que permite a notificação de forma mais rápida. Quem fizer o cadastro no fim de semana será contactado na segunda-feira, assim que a equipe retoma as atividades.

Já o call center está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, apenas pelo número 3429-3450, que é uma central telefônica com um único número para diversas linhas. Os antigos números foram desativados no ano passado, para otimizar o atendimento.

“Com o aumento das síndromes gripais, a demanda para notificação e agendamento de teste para Covid-19 pelo call center tendem a aumentar. Dessa forma, as linhas poderão estar ocupadas e, por isso, pedimos aos usuários que insistam na chamada até que sejam atendidos, pois cada atendimento para preenchimento da notificação leva, em média, de 10 a 15 minutos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Lima, reforçando que a notificação pode ser feita no site da PMVC.

Cabe lembrar que as unidades de saúde também são porta de entrada para as pessoas que estão apresentando sintomas gripais e precisam fazer a notificação.

A SMS está buscando atender a todos com os serviços disponíveis e pede que a população reforce os cuidados preventivos, a etiqueta respiratória, e opte pelo uso da máscara de proteção para evitar a contaminação pelos vírus respiratórios.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)