Conquista: Prefeitura divulga uma boa notícia!

Neste mês de fevereiro de 2022, mais 1.836 famílias de Vitória da Conquista passam a receber o benefício do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do Governo Federal. Com isso, o município chega a mais de 38 mil famílias beneficiárias do programa. Essas famílias vão receber o pagamento mínimo de R$ 400,00 até dezembro. Em janeiro, foram 8.819 famílias aprovadas.

Para receberem este benefício as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, que em Vitória da Conquista é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) com as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), prefeitura da Zona Oeste e Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAAC/subprefeituras) de Bate Pé, José Gonçalves e Inhobim.

“Até 2019 este atendimento era realizado somente na Semdes, dificultando acesso das famílias, agora contamos com 14 pontos de atendimento incluindo a própria secretaria. Isso facilita o acesso, garantindo mais proteção às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Para se informar ou se cadastrar procure um dos pontos de atendimento:

  • Cras – Bruno Bacelar, Vila América, Jardim Valéria, Miro Cairo, Nossa Senhora Aparecida, Rural, Nova Cidade e Pedrinhas;
  • Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeituras) – Bate-Pé, José Gonçalves e Inhobim;
  • Prefeitura da Zona Oeste
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Orientações gerais para novos beneficiários

Segundo informações do Ministério da Cidadania, ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela Caixa: a primeira com informações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o Cartão Auxílio Brasil.

O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.

Caso a família não receba o cartão, o beneficiário deve ligar na Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.

Enquanto estiverem sem o cartão, o responsável familiar pode realizar o saque em qualquer agência da Caixa, de acordo com a data do Calendário de Pagamentos do Programa, apresentando um documento de identificação oficial com foto e uma folha de saque do benefício, que pode ser retirada em um dos postos de atendimento do Cadastro Único no município.



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