Conquista: Zona Rural precisa de um conjunto de ações para resolver abastecimento de água

A Zona Rural de Vitória da Conquista amarga uma das piores estiagens das últimas décadas. A combinação de seca, áreas extensas e distantes da Zona Urbana e desarticulação da Operação Carro-Pipa – 37 veículos deixaram de operar no município –, fragilizou o abastecimento de água para quem mora no campo. Apesar de o Exército ter retomado o trabalho dos carros e a Prefeitura Municipal ter contratado outros, a situação é crítica e exige soluções emergenciais e também a longo prazo.

Para o Deputado Estadual Fabrício Falcão (PCdoB) “não existe uma única solução, é preciso atuar em várias frentes”. Ele avalia que se deve buscar uma combinação de ações: “abrir mais poços artesianos e sistemas de abastecimento, ter mais limpeza e abertura de aguadas, instalar mais redes de extensão de água, e, sobretudo, construir junto com a Embasa projetos estruturantes que vão oferecer soluções mais permanentes para a população”, defende o deputado.

Em agenda recente na Embasa, o deputado e o vereador Ricardo Babão (PCdoB) conseguiram a liberação de uma extensão de rede de água para o povoado de Pé de Galinha. “Estamos na luta para que esse tipo de ação chegue em mais localidades”, destacou Fabrício. Outra ação foi a distribuição de caixas d’água para moradores da Zona Rural. “Ter como armazenar água é outra questão essencial. Quem convive com a seca precisa desse tipo de apoio”, frisou o deputado.

Fabrício destaca ainda a construção da Barragem do Catolé, obra em andamento que conta com recursos estaduais e federais. “Com ela a segurança hídrica de Conquista e região estará garantida. Nosso governador assumiu esse compromisso e vamos entregar a barragem à população”, afirmou. O projeto tem investimento de R$ 130,8 milhões e vai beneficiar comunidades rurais como Campinhos, Bate Pé, Iguá, Pradoso, Pé de Galinha e Cercadinho, Cabeceira da Jibóia, Farinha Molhada I e II, Pedra Branca e Tapirema, entre outras.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)