DEBATE SOBRE DEMOCRACIA REÚNE PARTIDOS PROGRESSISTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Unidade política foi a palavra de ordem do debate promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e movimentos sociais na noite desta sexta-feira (26), em Vitória da Conquista. Realizado em plataforma virtual, a “Plenária dos Movimentos Sociais de Vitória da Conquista – em Defesa da Democracia e da Vida” reuniu segmentos e lideranças de diferentes campos como deputados, vereadores, associações de bairros, sindicatos, movimentos de luta e defesa pela terra, movimentos LGBTQ+, de Mulheres e Negros.

 O presidente do PSB conquistense, André Ará, abriu as falas e reforçou a importância da luta conjunta pela democracia. Já o deputado estadual Fabrício Falcão e presidente do PCdoB de Conquista avalia que as forças progressistas são maiores que a base de apoio ao presidente Bolsonaro. Para ele, o momento pede rearticulação, inclusive no plano municipal, mas eventuais alianças devem respeitar as singularidades de cada campo.

 O deputado federal Waldenor Pereira (PT) vê com entusiasmo a rearticulação de forças em Conquista, sobretudo num momento crucial para a população que enfrenta uma grave crise sanitária com a pandemia da Covid-19. Zé Raimundo, deputado estadual (PT), frisou que a política deve abraçar movimentos sociais e solidários que lutam contra problemáticas graves como o racismo. Ele defendeu eleições “pé no chão”, com escuta da população e suas demandas.

Para o Presidente do PT, Isaac Bomfim, a Plenária cumpriu o objetivo de reunir os lutadores e lutadoras dos movimentos sociais e partidos progressistas com vistas aos desafios conjunturais do bolsonarismo em nível nacional e os seus representantes no município.

 Um novo evento foi marcado para o dia dois de julho. A escolha da data não é aleatória, marca a Independência da Bahia. O debate será transmitido por redes sociais e terá como pauta a defesa da democracia e da vida no plano municipal. Na oportunidade, será lançado um manifesto e será criado o comitê Conquista Solidária, que buscará arrecadar alimentos, máscaras e materiais de limpeza para serem distribuídos à população de bairros carentes.

 



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)