A Internet e as Vendas: Em Conquista, táticas das GRANDES MARCAS fazem negócios locais crescerem no mundo digital

Por *Darlan Dutra

Eu, você, nós vivemos conectados o tempo todo. Para pra pensar quantas vezes você pegou no seu smartphone hoje. Se você não fez isso por muitas vezes, com certeza, antes de levantar da cama, você foi lá, pegou, deu uma passada pelo Whatsapp, se atualizou com as mensagens, deu um pulinho no Instagram, ficou ali alguns minutos. O que for diferente disso hoje, é muito anormal – é a realidade.

Tudo já havia mudado, muito antes da quarentena, mas só ficou evidente agora. A forma como nos relacionamos uns com os outros mudou e com isso, a forma como compramos também mudou.

Quando os governos começaram a decretar o fechamento do comércio não essencial, lá no início de março, houve uma correria das empresas para adaptar seus processos logísticos e direcionar suas operações no mundo digital, e se você é um microempreendedor, ou profissional liberal, deve ficar de olho nas grandes marcas.

Sabe a Quem Disse Berenice?, poderosa marca de maquiagem do Grupo Boticário? Pois é, a solução deles foram os cupons. Se suas unidades físicas estão fechadas, o que você faz? Você cria uma estratégia feroz disponibilizando vouchers para seus clientes, que podem ser trocados por descontos de 10% e frete grátis. Foi isso que eles fizeram. Cada cupom tem um código referente a uma das 230 lojas da marca no País, e estão listadas no site da marca. As clientes podem escolher o voucher de sua loja preferida ou a unidade mais próxima de sua casa na hora de consumir no e-commerce.

Conquista: Hamburgueria artesanal dobra suas vendas no delivery, após aplicar a mesma tática. Olha só esse provérbio, “Antes de começar, esteja preparado para recomeçar, quantas vezes forem necessárias”.

Foi exatamente isso que a Artesanal Eating Burgers fez, se preparou. Com 3 anos de fundada, a empresa volta a suas raízes trabalhando 100% no delivery. Segundo Daniel De Souza, fundador da empresa, as vendas dobraram, mesmo com a casa fechada. “Eu acredito muito que os erros te trazem muito aprendizado, e nós aprendemos muito nesses 3 anos. Conhecemos melhor o nosso público-alvo, a persona e seu comportamento; compreendemos o nosso fluxograma de entregas, do o atendimento até a entrega na casa do cliente; automatizamos nosso cardápio; aumentamos nossas fontes de tráfego no mundo digital com ações semanais nas redes sociais e plataformas delivery. Ou seja, estar preparado te possibilita recomeçar em qualquer circunstância”.

No caso deles, ter seu atendimento 100% automatizado através do site, app próprio e Whatsapp, facilitou a criação de estratégias digitais em redes sociais, por que tudo acontece através dos links.

Vendedores/Influenciadores

 

A Ikesaki, também do segmento de beleza, decidiu levar o potencial de engajamento de seus vendedores para dentro da estrutura de venda online. A empresa criou um ambiente personalizado para cada um de seus funcionários no e-commerce da empresa. Focando no mercado B2B (empresa para empresa), a companhia também convidou outras marcas da indústria da beleza a migrarem seus promotores de vendas para o mundo digital. Nas lojinhas,
como é chamado, os clientes podem encontrar as indicações de seus vendedores favoritos e podem fazer suas compras.

14 dias foi o tempo para a Ikesaki recrutar quase três mil vendedoras e promotoras dentro do seu e-commerce. O sistema foi responsável por 20% das vendas no período. Mas para fazer a estratégia acontecer, a empresa oferece semanalmente, aulas de marketing digital e de influência para suas colaboradoras. Elas aprendem diversas táticas de redes sociais: compreender o algoritmo, fazer lives, gravar stories, gerar conteúdos e promover engajamento para suas vendas.

Edilaine Godoi, Gestora digital da empresa, acredita que é só o começo e que eles esperam ainda mais força para as vendas online. “Nós teremos uma população digital. As pessoas, que antes não faziam compras no e-commerce, vão acessar esse meio e tendem a permanecer nele”, afirma a executiva. Conquista: A loja que utiliza a influência digital para atrair, engajar e vender.

A loja Super Em Conta atua no mercado da moda e se preparou muito antes da pandemia e  logo que começou a quarentena, tratou de reforçar suas estratégias digitais, intensificando suas ações no Instagram e investindo pesado em tráfego pago, os famosos anúncios patrocinados do Facebook Business.

Com uma proposta moderna e agressiva, a loja oferece produtos de qualidade, por um preço justo e acessível. Tudo nasceu com o formato delivery. As clientes que se interessavam pelas peças tinham um atendimento personalizado, recebendo suas compras no conforto de sua casa. “Hoje nós temos 2 lojas físicas e um e-commerce, e posso dizer que o Instagram é nossa vitrine, pois tudo acontece por lá”. Diz Rayssa Mateus, Designer de Moda e criadora da loja.

Com estratégias de cupons relâmpago e o poderoso gatilho da urgência em suas promoções, a loja esquenta suas vendas online e segue otimista com seu e-commerce, pois acredita que em um futuro breve as vendas na plataforma vão aumentar muito devido o comportamento do novo consumidor.

Não se pode negar que todos foram atingidos pela crise do COVID-19, mas aqueles que se prepararam para atender o “consumidor do futuro”, estão sofrendo bem menos do que aqueles que fecharam os olhos para essa realidade.

A Internet é o grande calcanhar de Aquiles para muitas empresas e profissionais liberais, mas também é um oceano azul de oportunidades para todos eles. Não podemos mais fechar os olhos para essa realidade. Vivemos em 2 mundos e ponto final. No “mundo real” as pessoas acordam, comem, tomam banho, dirigem, fazem atividades físicas. Já no mundo virtual, elas se relacionam contando o que acontece no mundo real e são fortemente influenciadas a tomarem decisões, por que elas pesquisam tudo antes de tomar a decisão final”.

A COVID-19 está mudando o mundo. E vai mudá-lo ainda mais – essa é uma certeza que já temos. Infelizmente, muitos negócios vão quebrar, muitos vão se reinventar e novos vão surgir. Sim: toda crise traz oportunidades. Portanto, esse pode ser um bom momento para você refletir onde o seu negócio está, como ele pode se transformar e para onde ele pode ir. Esteja preparado para recomeçar quantas vezes for necessário.

*Darlan Dutra, estrategista digital e criador do Treinamento Action – Vendas e Marketing Digital para pequenos negócios.

Instagram: @darlandutra
Saiba mais: https://darlandutra.com.br/action



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